quinta-feira, agosto 30, 2007

Music by SAAB

No último ano, a SAAB brindou o público Sueco (e talvez de outros países) com anuncios fabulosos e acima de tudo, deu a conhecer artistas fantásticos.

O primeiro anuncio foi o que se segue.

A música é interpretada por Oh Laura e deixo-vos aqui o link para a sua página no My Space. Apenas acrescento que 2 semanas após o lançamento do anúncio a música Release Me era a mais "downloaded" na Suécia. Não sei como lhe estão a correr as vendas do album que foi lançado no início do Verão, mas suponho que bem, pois uma voz daquelas encanta qualquer um!


Desta vez foi Nina Kinert a escolhida. Ao ouvir a música Through Your Eyes apetece fechar os olhos e simplesmente deixar-nos ir. Deixo o anúncio da SAAB e o link para a sua página no my space.



Cumprimentos

RC

sexta-feira, agosto 24, 2007

Imagem de Portugal na Suécia

A imagem que os Suecos que nunca visitaram o nosso país têm deste não é a melhor! Antes de mais muitos pensam que seremos uma qualquer região espanhola e que o espanhol é a nossa língua. Os mais informados, conhecem Portugal como o país que consecutivamente ultrapassa o limite do défice dos 3% imposto pelo PEC da UE e incapaz de gerar riqueza. Depois há os que, por azar, apanham documentários portugueses como aquele que apanhei ontem no canal público SVT2. Apanhei-o a meio, por isso não sei o contexto global do trabalho apresentado, mas um sueco que tivesse apanhado o documentário também a meio, ficaria com a ideia que Portugal era um país de pedintes e que os jovens seriam pessoas sem esperança nenhuma na vida.

Para sempre vai ficar a dissertação de um dos jovens entrevistados, estudante de filosofia na Universidade de Lisboa, que vou tentar transcrever o mais fielmente possível:

"Há dois pontos em relação em relação à conclusão do curso:

Ponto 1: quanto mais depressa o terminar mais depressa vou para o desemprego!
Ponto 2: quanto mais depressa o terminar mais depressa terei que sair de casa!"

Uma imagem, sem dúvida, de esperança no futuro. Isto vindo de alguém que acampa em frente a uma fnac para comprar a mais recente versão de um jogo de computador, que passa horas a jogar, que afirma durante a entrevista que é bom jogar estes jogos de guerras fantasistas pois são coisas que um dia podem acontecer e desta forma estarei preparado para elas.

Já há poucos dias tinha passado um documentário (este não vi) em que compararam Portugal a um país de 3o mundo. Mostraram imagens de Lisboa à noite, com pessoas a dormir na rua, a comer a sopa dos pobres e pouco mais! Não percebo o porquê destes documentários. Mas o que é certo é que um colega de trabalho de um amigo meu, após ver este documentário veio-lhe perguntar se aquilo era mesmo assim. O meu amigo disse que não e que ele fosse ver como era. E ele foi e veio de lá maravilhado! Comparou o sul do país à terra santa (é de origem palestiniana) e disse que iria lá voltar! Nada mau para um país de 3o mundo!

Enfim, e assim se dá uma imagem de um país, que embora vivendo em dificuldades, não corresponde em nada à realidade de um portuguÊs comum!

Cumprimentos

RC

quarta-feira, agosto 15, 2007

Tributo

Dizia no calendário que estavamos em 1999 e lá estava eu a dar os meu primeiros passos como caloiro de bioquímica em Coimbra.
Não interessa bem como nem porquê mas nesse ano fui baptizado como Meiestro e incumbido de fazer passar a tradição e escolher o caloiro mais "destrambelhado" de cada ano para ser o caloiro Meiestro...
Cumpri a minha missão ano após ano e quando finalmente chegou a minha hora de deixar Portugal em busca de mais ciência ficaram outros Meiestros já veteranos no assunto encarregues de tratar desse assunto.
A semana passada recebi a triste notícia que o actual Meiestro morreu num acidente de viação.
Não o conheci mas tenho a certeza que honrava a componente "destrambelhada" dos Meiestros mas também a componente humana dos futuros bioquímicos.
Não queria deixar de prestar o meu tributo!

segunda-feira, agosto 13, 2007

De volta à idade média!

Nos ultimos dias tem-se lido na imprensa norueguesa sobre dois acontecimentos mediáticos que têm absorvido muita atencão e muita conversa de café. O primeiro é o de que a princesa Märtha-Louise (irmã do principe herdeiro ao trono Håkon) decidiu abrir uma escola especial para treinar as pessoas a comunicar com anjos. Isto tem sido discutido muito na imprensa nas ultimas duas semanas. A dita princesa descobriu que conseguia falar com as tais figuras angelicais, seres de luz, segundo as palavras da própria princesa, enquanto estava a falar com um cavalo (!!?). O tema tem sido alvo de muito cepticismo, bastante incrudelidade, uma certa dose de chacota pública e muitas anedotas por parte do povo norueguês.

O segundo tema prende-se om o que li nos jornais de hoje. Esta manhã estava a comprar o jornal diário, quando reparei que a notícia de primeira página era a de uma batalha campal nas imediacões de Oslo entre dois clãs rivais. Duas gangues de refugiados do Sri Lanka, que há longo tempo mantinham uma relacão tensa e beligerante, decidiram encontrar-se num descampado de forma a resolver as suas desavencas à moda da idade média. Ambos os lados recrutaram reforcos através do pagamento de viagens e droga à borla a uns primos emigrados na Franca e na Alemanha, e com esta vaga de alistados, confrontaram-se ontem à noite. Segundo testemunhas, aquilo foi uma autêntica batalha com recurso a armas como bastões, navalhas, pistolas e até espadas samurais. Um dos jovens feridos foi atingido várias vezes à bála e seguidamente decapitaram-lhe um braco com uma espada.

É caso para dizer, num dos países tecnologicamente mais avancados e com um sistema social dos mais modernos do mundo, às vezes ainda se dá espectáculos de revivalismo medieval com direito a princesas que falam com o além e batalhas de rua de espada e escudo! Que é que lhes falta ainda? Dragões?

quinta-feira, agosto 02, 2007

As redescobertas da humanidade!

Quando se poderia pensar que o tempo das descobertas na Terra já teria passado, e que a humanidade se iria virar para a exploração espacial, eis que aparece a Rússia a reclamar o até agora inacessível fundo oceânico do Árctico. Mais que aumentar aquele que continua a ser o país com a maior superfície no planeta, o objectivo Russo é claro: explorar as riquezas que se suspeita (eles devem saber, tal como nós sabíamos da existência do Brasil aquando da renegociação do tratado de Tordesilhas) existirem nesta zona do planeta.

Os Russos, no entanto, não estão sozinhos nestas pretensões: tanto Canadá como Dinamarca (para os que não sabem a Gronelândia faz parte da Dinamarca) também têm pretensões em relação à exploração do Árctico, no entanto não têm na sua frota os meios necessários para tal.

As pretensões Russas já foram chumbadas uma vez pela ONU. No entanto, com os especialistas a preverem o total desaparecimento do gelo do Árctico (pelo menos durante o Verão) nos próximos 20-30 anos, a pressão vai aumentar e estando a Europa dependente do gás natural Russo para aquecimento no Inverno, pode acontecer que inesperadamente alguns países apoiem as pretensões Russas.

Quanto a mim, o Árctico deve ser mantido inexplorado! O flagelo que está a acontecer no Árctico deverá servir de exemplo para as gerações futuras sobre o potencial nefasto que as acções humanas podem ter no bem estar do planeta e das restantes espécies. O Árctico deverá ser classificado como património Natural e mantido como está.

Há sempre uma réstia de esperança para que assim como aprendemos a destruir aprendamos a reconstruir e que no futuro consigamos reconstruir aquilo que agora estamos a destruir no topo do planeta!

Cumprimentos