quinta-feira, agosto 02, 2007

As redescobertas da humanidade!

Quando se poderia pensar que o tempo das descobertas na Terra já teria passado, e que a humanidade se iria virar para a exploração espacial, eis que aparece a Rússia a reclamar o até agora inacessível fundo oceânico do Árctico. Mais que aumentar aquele que continua a ser o país com a maior superfície no planeta, o objectivo Russo é claro: explorar as riquezas que se suspeita (eles devem saber, tal como nós sabíamos da existência do Brasil aquando da renegociação do tratado de Tordesilhas) existirem nesta zona do planeta.

Os Russos, no entanto, não estão sozinhos nestas pretensões: tanto Canadá como Dinamarca (para os que não sabem a Gronelândia faz parte da Dinamarca) também têm pretensões em relação à exploração do Árctico, no entanto não têm na sua frota os meios necessários para tal.

As pretensões Russas já foram chumbadas uma vez pela ONU. No entanto, com os especialistas a preverem o total desaparecimento do gelo do Árctico (pelo menos durante o Verão) nos próximos 20-30 anos, a pressão vai aumentar e estando a Europa dependente do gás natural Russo para aquecimento no Inverno, pode acontecer que inesperadamente alguns países apoiem as pretensões Russas.

Quanto a mim, o Árctico deve ser mantido inexplorado! O flagelo que está a acontecer no Árctico deverá servir de exemplo para as gerações futuras sobre o potencial nefasto que as acções humanas podem ter no bem estar do planeta e das restantes espécies. O Árctico deverá ser classificado como património Natural e mantido como está.

Há sempre uma réstia de esperança para que assim como aprendemos a destruir aprendamos a reconstruir e que no futuro consigamos reconstruir aquilo que agora estamos a destruir no topo do planeta!

Cumprimentos

Sem comentários: