segunda-feira, agosto 13, 2007

De volta à idade média!

Nos ultimos dias tem-se lido na imprensa norueguesa sobre dois acontecimentos mediáticos que têm absorvido muita atencão e muita conversa de café. O primeiro é o de que a princesa Märtha-Louise (irmã do principe herdeiro ao trono Håkon) decidiu abrir uma escola especial para treinar as pessoas a comunicar com anjos. Isto tem sido discutido muito na imprensa nas ultimas duas semanas. A dita princesa descobriu que conseguia falar com as tais figuras angelicais, seres de luz, segundo as palavras da própria princesa, enquanto estava a falar com um cavalo (!!?). O tema tem sido alvo de muito cepticismo, bastante incrudelidade, uma certa dose de chacota pública e muitas anedotas por parte do povo norueguês.

O segundo tema prende-se om o que li nos jornais de hoje. Esta manhã estava a comprar o jornal diário, quando reparei que a notícia de primeira página era a de uma batalha campal nas imediacões de Oslo entre dois clãs rivais. Duas gangues de refugiados do Sri Lanka, que há longo tempo mantinham uma relacão tensa e beligerante, decidiram encontrar-se num descampado de forma a resolver as suas desavencas à moda da idade média. Ambos os lados recrutaram reforcos através do pagamento de viagens e droga à borla a uns primos emigrados na Franca e na Alemanha, e com esta vaga de alistados, confrontaram-se ontem à noite. Segundo testemunhas, aquilo foi uma autêntica batalha com recurso a armas como bastões, navalhas, pistolas e até espadas samurais. Um dos jovens feridos foi atingido várias vezes à bála e seguidamente decapitaram-lhe um braco com uma espada.

É caso para dizer, num dos países tecnologicamente mais avancados e com um sistema social dos mais modernos do mundo, às vezes ainda se dá espectáculos de revivalismo medieval com direito a princesas que falam com o além e batalhas de rua de espada e escudo! Que é que lhes falta ainda? Dragões?

1 comentário:

RC disse...

Ridículo de facto. Tanto uma como a outra.

No entanto, a segunda história, acontece um pouco por todo o mundo ocidental. Seja com quesílias entre gangs rivais ou entre adeptos de clubes de futebol. É triste, mas ainda é a sociedade em que vivemos.

Abraço