sexta-feira, agosto 24, 2007

Imagem de Portugal na Suécia

A imagem que os Suecos que nunca visitaram o nosso país têm deste não é a melhor! Antes de mais muitos pensam que seremos uma qualquer região espanhola e que o espanhol é a nossa língua. Os mais informados, conhecem Portugal como o país que consecutivamente ultrapassa o limite do défice dos 3% imposto pelo PEC da UE e incapaz de gerar riqueza. Depois há os que, por azar, apanham documentários portugueses como aquele que apanhei ontem no canal público SVT2. Apanhei-o a meio, por isso não sei o contexto global do trabalho apresentado, mas um sueco que tivesse apanhado o documentário também a meio, ficaria com a ideia que Portugal era um país de pedintes e que os jovens seriam pessoas sem esperança nenhuma na vida.

Para sempre vai ficar a dissertação de um dos jovens entrevistados, estudante de filosofia na Universidade de Lisboa, que vou tentar transcrever o mais fielmente possível:

"Há dois pontos em relação em relação à conclusão do curso:

Ponto 1: quanto mais depressa o terminar mais depressa vou para o desemprego!
Ponto 2: quanto mais depressa o terminar mais depressa terei que sair de casa!"

Uma imagem, sem dúvida, de esperança no futuro. Isto vindo de alguém que acampa em frente a uma fnac para comprar a mais recente versão de um jogo de computador, que passa horas a jogar, que afirma durante a entrevista que é bom jogar estes jogos de guerras fantasistas pois são coisas que um dia podem acontecer e desta forma estarei preparado para elas.

Já há poucos dias tinha passado um documentário (este não vi) em que compararam Portugal a um país de 3o mundo. Mostraram imagens de Lisboa à noite, com pessoas a dormir na rua, a comer a sopa dos pobres e pouco mais! Não percebo o porquê destes documentários. Mas o que é certo é que um colega de trabalho de um amigo meu, após ver este documentário veio-lhe perguntar se aquilo era mesmo assim. O meu amigo disse que não e que ele fosse ver como era. E ele foi e veio de lá maravilhado! Comparou o sul do país à terra santa (é de origem palestiniana) e disse que iria lá voltar! Nada mau para um país de 3o mundo!

Enfim, e assim se dá uma imagem de um país, que embora vivendo em dificuldades, não corresponde em nada à realidade de um portuguÊs comum!

Cumprimentos

RC

Sem comentários: