quinta-feira, março 29, 2007

Portugal na frente das renováveis!

Esta manhã estava a ler o jornal norueguês Verdens Gang quando reparei numa notícia sobre Portugal. A notícia descrevia que em Portugal abriu recentemente a maior estacão de energia solar actualmente em funcionamento, com a capacidade de produzir 11 Megawatts, ocupando uma área de 60 hectares, com 52000 módulos fotoeléctricos. A notícia também referia a ambicão do actual primeiro-ministro de tornar Portugal num dos líderes mundiais na producão de energia renovável, com o objectivo de atingir os 45 % até 2010.

Habituado a ler notícias de Portugal apenas sobre imensos fogos florestais, golos do Cristiano Ronaldo e escândalos políticos locais aqui na imprensa norueguesa, fiquei muito orgulhoso com esta referência.

segunda-feira, março 26, 2007

Arcade fire

Não tenho assistido a tantos concertos quanto gostaria, já que muitas bandas por aqui passam todos os dias, mas tendo estado desligado da música durante uns anos, os novos projectos passam-me ao lado, e os nomes que leio nos jornais não passam disso mesmo.

Felizmente, para mim, o jornal Público anunciou o lançamento do novo album dos Arcade Fire e a sua presença na edição deste ano do festival Super Bock- Super Rock, a ter lugar no início de Julho, adicionando aquilo que definitivamente me chamou a atenção: melhor album do ano em 2005 (ou 2006 já não me lembro) e unanimente considerados umas das bandas do momento!

Atraido por isto, fui à procura deles no MySpace, local que tem servido de minha enciclopedia musical nos tempo que correm. Três são as páginas dedicadas aos Arcade Fire no myspace: a mais visitada foi obviamente a minha escolhida. E ao ouvir as 4 músicas a que temos acesso fiquei maravilhado! Excelente som, um rock alternativo independente, que não nos cansamos de ouvir. Uma vista de olhos nas datas da "tourné" e lá estava Estocolmo! Infelizmente já não havia bilhetes para vender, mas começando eu já a ter uma noção de como funcionam as coisas nesta cidade, resolvi ir para a porta do concerto tentar comprar um bilhete na "candonga"!

Entretanto, mais um "Tuga" se juntou nesta aventura e conseguimos entrar por quase metade do preço fruto de um negócio com um Inglês "THANK YOU ENGLAND"!

Entrámos a 20 min do início do concerto, felizes da vida, mais felizes ficámos quando percebemos que os nossos lugares eram mesmo virados para o palco! O concerto começou e lá em baixo os suecos saltavam - muito estranho pensava eu! Mas o melhor estava para vir. Aos primeiros acordes de "Rebellion (lies)" todo o recinto saltou: os que estavam de pé saltaram e cantaram com mais força que nunca, os que estavam sentados levantaram-se e começaram a dançar ali mesmo, outros correram lá para baixo a juntar-se ao calor humano! E assim continuou o concerto até ao fim.

O primeiro album deles "Funeral" é muito muito bom. O novo album, lançado no início deste mês parece-me também muito bom, com um estilo ligeiramente diferente, o que só demonstra o potencial enorme que a banda tem!

Para já ganharam um novo fã!

Deixo-vos com Wake Up - Arcade Fire acompanhados pelo grande guru do pop/rock David Bowie

quarta-feira, março 14, 2007

Só podem estar a gozar!

Segundo noticia hoje o jornal "O Público", o ministério da agricultura vai forçar os agricultores a enviar as candidaturas a fundos comunitários através da...Internet! Vai ser interessante isto. Pessoas, a quem em muitos casos, ainda é difícil realizar uma chamada telefónica, ou perceber o que dizem as pomposas cartas que esporadicamente recebem de instituos estatais (quantas vezes os meus avós pedem aos meus pais para, literalmente, lhes traduzirem as cartas!), serem agora forçadas a utilizar um computador, quando uma percentagem ainda muito elevada de estudantes do ensino superior ainda não o consegue fazer!

Revolução tecnológica, sim, mas com bom senso meus senhores!!!

RC

domingo, março 11, 2007

A queda de (mais um) muro


A queda do muro de Berlim foi um momento histórico para o mundo e em particular para a Europa.

A queda do, chamemos-lhe, muro de Nicósia, é sem sombra de dúvida, um momento histórico para a Europa e principalmente para Chipre, que desde o alargamento do ano passado, faz parte da União Europeia, aliás, a parte Grega faz parte da UE. 30 anos passaram desde a sua construção, 30 anos em que uma pequena ilha permanece dividida entre dois povos! 30 anos de ódios inexplicáveis. 30 anos que, esperemos, cheguem agora ao fim. Para que aquele pequeno grande rochedo mediterrânico se abra definitivamente ao mundo e a ele próprio!

RC

sexta-feira, março 09, 2007

Demasiado depressa

Ora de repente comecei a ter palavras a brotar na ponta dos meus dedos e cá estou eu para mais um post.
Já no ano passado me tinha apercebido mas só este ano é que realmente começou a produzir efeito!
Não duvido que a pressão no sentido de aumentar a produtividade, de se ser o melhor de todos seja bastante elevada nos Estados Unidos e no Canadá. Mas também não duvido que seja bastante elevada noutro qualquer país europeu. Mas a pressão de viver depressa e muito atinge niveis absurdos por estes lados. Vejam só:

"Imaginem-se em Setembro. Imaginem os catálogos de todas as lojas e mais algumas a chegarem à caixa do correio com a lista de prendas para o Natal. Se saltarmos Outubro com um crescente bombardeamento de Natal, chegamos a Novembro onde os pinheiros de Natal estão já disponiveis. Vem então o Natal e no dia 26 o Boxing Day. Ressaca-se do ano novo e começamos ser bombardeados por corações e diamantes para o dia dos namorados. Mas assim que chega o dia 15 de Fevereiro as rosas passam para um terço do preço, e os chocolates em forma de coração são substituidos por ovos anunciando a Páscoa..."
Com este ritmo alucinante e esta sede de viver tudo o mais depressa possivel não admira que o stress mate tanta gente por estes lados. É claro que saltei o Dia das Bruxas, e o St. Patrick's Day, e o familly day, etc..
Acabei recentemente de ler o manual do hedonista. Talvez isso me tenha feito abrir os olhos para a importância de parar. Parar física e psicologicamente e dedicar algum tempo a nós!
Se conseguiram tirar 5 minutos para ler estas palavras então já estão no bom caminho. Tentem agora tirar 20 ou 30 minutos para vocês e vejam como se torna esquisito estar parado!
Abraço da neve q continua a derreter,
Virgilio

Jesus Camp

Como a maioria de nós, a igreja teve sempre um lugar importante na nossa vida, pelo menos até termos idade para pensarmos pelas nossas cabeças (mas isso não quer dizer que para muitos de nós tenha deixado de ter importancia).
Hoje, a "desafio" do meu colega de casa decidi sentar-me aqui na sala da cave e ver um filme chamado Jesus Camp e devo dizer que ao fim de 5 minutos não resisti e tive de escrever este post. E para perceberem o que me chocou: imaginem que pegam em crianças de 5 anos e lhes ensinam que Deus fala com eles e que eles vão ter visões. E o grande exemplo seguido pela evangelista que formou o campo de férias é o exemplo dos palestinianos que colocam crianças em campos militares e ela gostaria que as "nossas" crianças estejam dispostas a morrer pelos evangelhos como os martires muçulmanos.
Se tiverem oportunidade vejam! É claro que só podia ser nos Estados Unidos!!!
Eu agora vou tentar ver o resto do filme/documentário e tentar não entrar em desespero e ficar preocupado que um dia destes vamos ter mártires católicos!
Abraços da neve que está a começar a derreter.
Virgilio

quinta-feira, março 08, 2007

Palhacada no telejornal!

Tem sido parodiado na impressa norueguesa na ultima semana uma das entrevistas que a NRK (canal público norueguês) emitiu na passada sexta-feira. A equipa de estafeta norueguesa de 4x10 km estilo livre tinha acabado de ganhar a medalha de ouro em esqui de fundo e estava ser entrevistada pela jornalista Ingerid Stenvold dentro de uma carrinha na cidade japonesa de Sapporo, onde o campeonato do mundo de esqui estava a decorrer. Enquanto a jornalista comentava a prestacão dos atletas na prova, um dos concorrentes sentados no banco de trás, Lars Berger (dupla medelha de ouro nestes campeonatos) fez um gesto que ofendeu muita gente na Noruega. A reportagem não foi editada e foi transmitida integral na NRK algumas horas antes. Mais tarde, o próprio atleta pediu desculpas publicamente pelo gesto.

Aqui está o clip: aqui.

Ambiente revisitado...

Deixo aqui também um link para uma comunicação do Conselho das Comunidades Europeias muito interessante.




Uma imagem retirada da edição de hoje do público que permite ter uma ideia geral das fontes de energia que cada país da UE utiliza.

RC

segunda-feira, março 05, 2007

Afonso Henriques

Primeiro queriam abrir-lhe o túmulo, porque, ao que parece, não há nenhum retrato do rei e todos factos que se conhecem, não passam afinal de mitos populares!

Agora, andam a discutir onde raio é que ele nasceu. Guimarães, Coimbra ou Viseu!

Mais um uns tempos e ainda começam a questionar se ele existiu mesmo e se o mito de ter dado porrada na mãe para nos livrar dos Castelhanos e Galegos não passou de uma desculpa para durante séculos se justificar a repressão sobre as mulheres!

Deixemos o Homem em paz, deixem o povo continuar a glorificar aquele que é um dos seus mitos/heróis! Afinal de que é que se faz a história!? Não é da mistura entre factos e mitos!? Vide Aljusbarrota... A batalha existiu, mas quem a ganhou no imaginário popular não foram os Portugueses (com ajuda dos Ingleses) mas sim, uma padeira, que limpava o sebo aos invasores Castelhanos com a pá de por o pão no forno, que sendo forjada de madeira penetrava nos escudos de aço como as mãos delicadas que moldam a massa!

Cumprimentos,

RC