segunda-feira, março 26, 2007

Arcade fire

Não tenho assistido a tantos concertos quanto gostaria, já que muitas bandas por aqui passam todos os dias, mas tendo estado desligado da música durante uns anos, os novos projectos passam-me ao lado, e os nomes que leio nos jornais não passam disso mesmo.

Felizmente, para mim, o jornal Público anunciou o lançamento do novo album dos Arcade Fire e a sua presença na edição deste ano do festival Super Bock- Super Rock, a ter lugar no início de Julho, adicionando aquilo que definitivamente me chamou a atenção: melhor album do ano em 2005 (ou 2006 já não me lembro) e unanimente considerados umas das bandas do momento!

Atraido por isto, fui à procura deles no MySpace, local que tem servido de minha enciclopedia musical nos tempo que correm. Três são as páginas dedicadas aos Arcade Fire no myspace: a mais visitada foi obviamente a minha escolhida. E ao ouvir as 4 músicas a que temos acesso fiquei maravilhado! Excelente som, um rock alternativo independente, que não nos cansamos de ouvir. Uma vista de olhos nas datas da "tourné" e lá estava Estocolmo! Infelizmente já não havia bilhetes para vender, mas começando eu já a ter uma noção de como funcionam as coisas nesta cidade, resolvi ir para a porta do concerto tentar comprar um bilhete na "candonga"!

Entretanto, mais um "Tuga" se juntou nesta aventura e conseguimos entrar por quase metade do preço fruto de um negócio com um Inglês "THANK YOU ENGLAND"!

Entrámos a 20 min do início do concerto, felizes da vida, mais felizes ficámos quando percebemos que os nossos lugares eram mesmo virados para o palco! O concerto começou e lá em baixo os suecos saltavam - muito estranho pensava eu! Mas o melhor estava para vir. Aos primeiros acordes de "Rebellion (lies)" todo o recinto saltou: os que estavam de pé saltaram e cantaram com mais força que nunca, os que estavam sentados levantaram-se e começaram a dançar ali mesmo, outros correram lá para baixo a juntar-se ao calor humano! E assim continuou o concerto até ao fim.

O primeiro album deles "Funeral" é muito muito bom. O novo album, lançado no início deste mês parece-me também muito bom, com um estilo ligeiramente diferente, o que só demonstra o potencial enorme que a banda tem!

Para já ganharam um novo fã!

Deixo-vos com Wake Up - Arcade Fire acompanhados pelo grande guru do pop/rock David Bowie

1 comentário:

Tiago disse...

Grande RC,

descobri também os Arcade Fire há relativamente pouco tempo. Tal como tu, fiquei maravilhado. O som deles é muito eighties, faz lembrar Talking Heads, David Bowie (da altura de Ashes to Ashes), The The, Joe Jackson, algumas antiguidades de U2, e talvez outros que povoaram a década de 80 mas de que já nem me lembro dos nomes. Ainda assim, o magnífico som deles acaba por competir com bandas actuais tipo Coldplay. Queria ir vê-los a Lyon, mas eles cancelaram os concertos todos até Maio.