sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Aquecimento global!



Hoje foi publicado o relatório final do Painel Intergovernamental para as Alteracões Climáticas (IPCC) e confirma-se as especulacões que tenho sustentado neste blog já à algum tempo: a temperatura média do planeta está a subir, e o motivo é muito provavelmente ligado à actividade humana, com um grau de confianca de 90%, de acordo com este painel de 500 especialistas de todo o mundo. De acordo com este relatório, as alteracões verificadas no clima global observadas no último decénio é só um princípio, esperando-se pior nas décadas que se avizinham. Furacões como o Katrina, tempestades de forte intensidade sazonais, invernos sem neve mesmo nas latitudes mais elevadas, derretimento progressivo dos pólos e extincão de algumas espécies ameacadas são alguns dos sinais que se esperam daqui para diante. Também se esperam períodos de vagas de calor, secas, e outros períodos de chuva intensa em certas partes do planeta antes não assoladas por estes fenómenos, o que dará origem a cerca de 200 milhões de refugiados climáticos, de acordo com este grupo de peritos. Está previsto um aumento de 200 para 800 milhões de seres humanos atingidos pela fome como consequência destas alteracões climáticas, sendo estas populacões maioritariamente provenientes de regiões mais desfavorecidas, como África, Ásia e Oceânia. Com o derretimento dos pólos, espera-se um aumento do nível dos oceanos na ordem dos 58 cm (embora as previsões sejam variáveis neste ponto, desde 20 ou 30 cm até ligeiramente acima de um metro), factor este que poderá aumentar o perigo de inundacões frequentes em nacões-ilha (como muitas que existem no Oceano Pacífico e Índico), cidades costeiras e países de baixa altitude (Holanda e Dinamarca na Europa, por exemplo).

Espera-se que a temperatura média do planeta aumente entre 1,8 a 4 graus célsius até 2100, tendo-se verificado um aumento de 0,6 graus na ultima década. A concentracão de dióxido de carbono na atmosfera nunca foi tão elevada desde à 650000 anos, sendo esta elevacão uma das explicacões da razão do aquecimento global dadas pelos especialistas.

Está na altura de se tracarem planos a médio/longo prazo para alteracão da actividade humana, nomeadamente a relacionada com a producão dos gases que contribuem para o efeito de estufa. Estas alteracões devem vir não só da iniciativa governamental e política, mas também por parte da iniciativa privada e da mudanca de atitudes a nível global, através da responsabilizacão individual.

Mais posts sobre este tema se seguirão.

Fontes: Todos os jornais do mundo!!!

Sem comentários: