quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Mundo a preto-e-branco.

'Kjærlighetssorg' é um termo em norueguês cuja traducão é relativamente fácil. Significa 'broken heart' em inglês ou 'desgosto de amor', ou 'saudade de quem já não nos ama' (traducão muito liberal neste caso).

A realidade vista como um filme a preto-e-branco. Uma nostalgia e saudade de alguém que ainda existe, respira, move-se e vive, feliz ou infeliz, mas (orgulhosamente, aliviada(o)) independente de nós, daquele nós que já não existe, que agora é só eu e alguém outra(o). Todos os dias levanto-me da cama de manhã (e muitos outros anónimos homens e mulheres do mundo a preto-e-branco) e sente-se a falta de alguém que costumava acordar aqui ao lado de nós, antes, quando o mundo era a côres. Na neurologia existe um termo, o de membro-fantasma. Um membro-fantasma é a continuacão da percepcão sensorial de um membro que foi decapitado. O objecto físico já não existe, mas o cérebro continua a processar a (inexistente) informacão que supostamente deveria provir desse membro, dando a falsa sensacão de que este continua a existir.

Às vezes quando, sentado em frente a televisor, a meio de um filme no cinema, ao passear na rua, ao ler um jornal ou um livro, vem-me à cabeca a ideia "ela era capaz de achar isto interessante!", para no segundo seguinte me aperceber que já não é minha funcão transmitir estes detalhes. A pessoa existe para o mundo, mas não existe para nós. A linha de comunicacão está cortada, o cordão umbilical esmoreceu. O dia-a-dia é um silêncio permanente e uma procura por vezes desesperada por uma forma de colmatar a falta, o olvido. E no ar a permanente interrogacão, "quanto tempo vai durar esta saudade, esta ausência?".

Uma saudacão especial aos milhares (milhões) de homens e mulheres que vivem no mundo a preto-e-branco, aí pelo mundo fora, aonde quer que estejam.

Paulo.

2 comentários:

rita disse...

Gostei muito deste teu texto. Achei muito poética a maneira como descreveste esse sentimento de nostalgia e saudade através da imagem de um filme a preto e branco.
Ah, e retribuo a saudação! :)

William Jack disse...

Tambem estou no meu mundo a preto e branco mas com mais branco que preto e nada me faz sorrir mais que umas pinceladas de cor de vez em quando!
Como compreendo!