domingo, fevereiro 04, 2007

10 segundos de fama!

Olá!

Na passada sexta-feira estava a passar pelos corredores da universidade de Trondheim e de repente aparece-me um tipo com uma câmara de TV a perguntar se eu tinha dois minutos para responder a um par de perguntas. O tema era sobre o relatório de Paris sobre o clima lancado nesse dia, e eu prontamente acedi a uma entrevista de 2 minutos. Desses 2 minutos, cortou-se um bom bocado na edicão, e fiquei com 10 segundos de fama (segundo o Warhol, ainda me devem 14 minutos e 50 segundos!) no final da reportagem da Tv local (TV Adressa). O link que se segue é a dita reportagem:

http://www.adressa.no/streaming/nyheter/article797475.ece

A reportagem passou na TV Norge (cadeia de televisões locais) na sexta-feira à tarde e à noite, na região de Sør- e Nor-Trondelag (distrito onde fica Trondheim).

Em resosta à pergunta se eu achava que a populacão em geral necessita de ser assustada com relatórios ameacadores sobre o clima para se mover no sentido de tentar arranjar uma solucão, respondo eu (neste excerto):

"Det er lurt for å redusere, for eksempel, strømforbruk, men folk [ofte tenker] "nei, det er et problem til den store industrien eller til de andre, det er ikke våres problem". Så tror jeg [at] det er viktig at folk blir sånn skremt litt grann".

Para quem não domina correntemente norueguês vertente bokmål, aqui vai a traducão:

"[Acho] que é importante em questões como, por exemplo, na reducão do consumo de energia eléctrica, mas o povo [frequentemente pensa] "não, isto é problema da grande indústria ou é um problema dos outros, não é nosso problema". Deste modo acredito que é importante que o povo se assuste um pouco [com informacão]".


Sem comentários: