quarta-feira, julho 19, 2006

Europa de Leste

Ola pessoal,

Neste momento encontro-me num internet cafe em Krakow, Polonia. A Europa de Leste tem-me surpreendido imenso. Os paises estao a desenvolver-se muito rapidamente e a qualidade de vida nas capitais e muito elevada. Bratislava e um sonho de cidade: a periferia ainda esta fortemente marcada pelo dominio e a austeridade sovietica, mas o centro esta em franco desenvolvimento. O mesmo se aplica a Krakow. E uma cidade moderna e dinamica. E ambas as cidades sao bastante limpas, quando se toma em consideracao o tamanho destas.

Os precos sao ridiculamente baixos. Ontem apanhamos um taxi que nos levou de uma ponta a outra da cidade e acabamos por pagar 10 zloty (mais ou menos 2 euros e meio). Na Noruega, o mesmo servico custaria pelo menos 50 zloty. Os restaurantes sao muito baratos, com 20 zloty consegue-se almocar (5 euros).

Os eslavos demonstram-se ainda um pouco timidos em relacao aos estrangeiros e a ideia de falar ingles. Muitos literalmente escondem-se e fogem dos estrangeiros. Em Krakow o cenario e ligeiramente diferente, muito por causa da enorme populacao de estudantes que estuda nesta cidade.

Ontem estive em Auschwitz e foi impressionante. A visao mais arrepiante foi uma sala onde nos foi apresentada uma vitrina de 15 metros de largura com 2 toneladas de cabelo humano em exposicao. Calcula-se que e o correspondente a 30000 pessoas - uma pequena cidade. Este cabelo foi cortado a mulheres e criancas mortas numa das camaras de gas apos a sua morte. Muitos dos visitantes sentiram-se desconfortaveis com esta visao, incluindo eu proprio. Numa das vitrinas vimos tambem fotografias de varios milhares de prisioneiros em exposicao. Todas as fotografias expostas correspondiam a pessoas que morreram no campo de Auschwitz. Em media, sobreviviam 3 a 4 meses depois da chegada. Foi impressionate ver fotografias de pessoas reais, mortas por um regime politico e uma ideologia racial.

Auschwitz-Birkenau e exactamente como no filme da Lista de Schindler. E grande (em 1944 acomodava 90 mil pessoas simultaneamente), desagradavel e depressivo.

Voltando para temas mais alegres, outra nota extremamente positiva em relacao a estas paragens orientais e a populacao feminina. Sempre considerei o prototipo sueco/dinamarques como a populacao mais atractiva, juntamente com largas faixas da Frisia, Holanda e Norte da Alemanha. Agora tenho de juntar a lista a faixa de populacao que vive na Eslovaquia, Republica Checa e sul da Polonia. As mulheres de Krakow sao absolutamente incriveis, para alem de serem simpaticas e afaveis. Ainda nao vi uma recepcionista de hotel em que tenho estado que nao tenha despertado em mim o desejo imediato de a convidar a mudar-se para Trondheim. As vezes tenho a impressao de qe estou numa versao 4 vezes mais barata da suecia quando ando na rua.

Amanha viajo em direccao a Gdansk (antiga Danzig) no norte da Polonia. Vou ficar no apartamento novo duma velha namorada de a 5 anos atras. E engracado a reaccao que se tem quando se reve paixoes antigas. Ja a muito tempo que nao pensava nela, mas depois de um telefonema a dois dias atras, dou comigo a vaguear nos meus pensamentos e memorias de vez em quando. Sinto-me um pouco nervoso por reve-la outra vez. Agora estamos ambos mais proximo dos 30 anos e mudamos imenso e estou expectante em relacao a pessoa que vou (re)encontrar amanha. Hoje comprei roupa nova e cortei o cabelo e ando de um lado para o outro na cidade com um nervoso miudinho, como se fosse a primeira vez que me encontro com ela.

Da Europa de Leste e tudo, para ja. Vienna foi tambem muito interessante, mas isso fica para outro post...

Abracos
Czeszc!
;-)
Paulo.

1 comentário:

RC disse...

Já esta semana me tinham dito muito bem de Bratislava! Dessa zona é a única capital que ainda não visitei!

Quanto a Cracóvia, é de facto uma cidade fantástica, em todos os aspectos!!! Já deste a volta ao centro de coche?

Diverte-te lá pelo Norte. Depois voltas de barco para a Escandinávia?

Abraço,

RC