segunda-feira, julho 24, 2006

Quando política e ciência se atropelam!!!

Fiquei revoltado quando hoje li que 8 países da UE se preparavam para boicotar o novo quadro de financiamento da ciência da UE, apenas e só por este admitir o financiamento de projectos onde se utilizem células estaminais embrionárias.

As células estaminais embrionárias são a grande esperança da comunidade médica e científica para se encontrar uma forma de minorar as consequências de doenças neurodegenerativas como Parkinson ou Alzheimer.

Em toda a UE há milhares de embriões congelados excedentários que são destruidos ao fim de 3 anos de armazenamento. Estes provêm de operações de fertilização medicamente assistida, procedimento este onde, por norma, se criam embriões em número superior ao necessário para a primeira tentativa, para o caso desta falhar.

É irracional que não se possam utilizar estes embriões que serão, pura e simplesmente despejados numa qualquer incineradora, para fins científicos, desde que os dadores forneçam autorização para isto.

Sabe-se que os países que se opõem a esta investigação são, ou conservadores ou governados por partidos conservadores! O que não se sabe é se os políticos eleitos representam a vontade de uma população! Neste caso acredito que tal não aconteça, principalmente num país como a Alemanha, cujo governo foi um dos que inicialmente ameaçaram chumbar o programa de financiamento!

No final foi aprovado o orçamento, com os votos contra de Polónia, Áustria, Malta, Eslováquia e Lituânia com algumas alterações ao texto inicial. No fundo está-se a atirar areia para os olhos das pessoas! Ao financiar-se a investigação em células estaminais apenas nos países onde tal é permitido, proibindo a criação de novas linhas celulares, está-se a privilegiar num dado momento aqueles cujos governos/populações que são mais "open minded" e a colocar um sinal de sentido proibido à frente dos outros, o que em termos futuros poderá significar uma dependência destes em relação aos primeiros em termos técnicos e de conhecimento na matéria! Em vez de se discutir o sim ou sopas às células estaminais, deveriam-se criar comités de acompanhamento mistos, com pessoas de vários sectores profissionais, para analizar as vantagens do projecto e se este respeitaria todos os preceitos éticos!

Cumprimentos

RC

Sem comentários: