segunda-feira, julho 17, 2006

Breves reflexões

Terrorismo

Desta vez foi Bombaim, o centro financeiro da Índia, uma das maiores economias do Mundo. Mais de 200 pessoas morreram, bem mais que em Londres, há 1 ano. No entanto, como é longe do chamado mundo civilizado, a nossa comunicação social (e quando digo nossa refiro-me à Europeia, em geral) quase ignorou estes atentados. É mais importante o Cannavaro ter insultado a irmã de Zidane do que mostrar que a luta contra o terrorismo, contra a morte de pessoas inocentes, não está nem de perto nem de longe terminada!

Médio Oriente

Nunca fui defensor da causa Palestiniana. Pelos mais variados motivos. A Palestina, como estado e os Palestinos, como povo, são uma invenção recente. Não concordo com ataques a civis inocentes e foi este o alvo que a chamada causa Palestiniana sempre escolheu para tentar impor a sua vontade. Os Israelitas também não estão isentos de culpas nesta matérias! Após um movimento migratório que teve inicio no início do séc passado, movimento esse que atingiu o seu auge após a 2a guerra mundial, conseguiram formar um estado Judaico com o apoio das Nações Unidas e em especial dos países normalmente designados Ocidentais. Numa zona do globo considerada terra santa por 3 das principais (se não as principais) religiões do planeta, numa zona onde a religião Muçulmana é maioritária seria quase impossível não resultarem daqui tensões! Nestas últimas semanas, após vários anos de uma calma relativa, em que progressivamente Israel foi libertando territórios por si entretanto ocupados, como resposta à invasão de que foi alvo pelos países vizinhos, a guerra voltou! O rapto de um soldado Israelita foi o pretexto para a invasão da entretanto desocupada faixa de Gaza. O rapto de mais 2 soldados pelo movimento Xiita Hezbollah levou a uma invasão do Sul do Líbano e a bombardeamentos a Beirute, em especial ao aeroporto internacional! Jámais serei defensor do lema de "combate da violência com violência" e defendo portanto que estes actos Israelitas têm que ser condenados pelas Nações Unidas! No entanto, terão que ser realizados todos os esforços possíveis para desarmar o Hezbollah e limitar a acção do Hammas. Estes dois grupos terroristas são os instigadores da violência naquela região e havendo uma força das Nações Unidas presente permanentemente no Líbano, esta deveria realizar todos os esforços para impedir o crescimento deste grupo terrorista! E com estas tensões todas no médio oriente, e a crise na Coreia do Norte, lá está o petróleo a bater recordes, e em breve a inflacção a fazer-se sentir nos nossos bolsos!

Este texto de Tiago Barbosa no Kontratempos, mostra uma visão parecida com a que tenho. Para quem tiver paciência, aconselho a sua leitura e uma visita ao blog.

Caso Mateus vs CalcioCaos

Em pouco mais de 4 meses a justiça Italiana condenou 4 dos maiores clubes Italianos num processo complexo de fabricação de resultados. 3 desceram de divisão e iniciam o próximo campeonato com pontuação negativa. A Juventus (o maior clube Italiano) perdeu os 2 últimos títulos (2005 e 2006). Em Portugal, a AAC denunciou em Março a utilização irregular do jogador Mateus por parte do Gil Vicente, no jogo que opos as duas equipas, e ainda se anda a discutir quem é que há-de decidir o quê! O clube de Barcelos, recorreu aos tribunais civis, o que é ilegal segundo as normas internacionais, e implica uma descida de divisão! Esta liga é uma palhaçada e a nossa justiça é tão burocrática que é impossível um processo como o do Apito Dourado, ter sucesso! Talvez não fosse má ideia, numa altura em que tanto se fala numa reforma da justiça, tentar copiar os bons exemplos que alguns países nos dão. O problema é que isto irá contra muitos interesses instalados...

Pedra Filosofal

Afinal a demanda pela pedra filosofal, aquela que transformaria em ouro qualquer metal inferior ao ouro em que tocasse, poderia ter alguma razão de ser! Na edição desta semana da revista científica Science um grupo de cientistas Australianos argumenta ter descoberto uma bactéria capaz de transformar metais tóxicos em grãos de ouro. Se esta descoberta se confirmar, vai haver uma corrida para tentar descobrir uma forma de a utilizar industrialmente para a produção de ouro. E se isto se verificar, há muita gente que vai perder dinheiro, pois o valor do ouro irá desvalorizar imenso!

Cumprimentos

RC

2 comentários:

viking disse...

Ola!

Epa, o blog esteve parado um tempo, mas agora que escrevestes, foi logo em dose quadrupla!!

So um comentario em relacao as bacterias: as bacterias so podem produzir ouro solido se existir ouro mineral dissolvido nos terrenos em que estas se encontram. O estudo foi importante para explicar a existencia destas formacoes concentradas de outo solido, mas duvido que venha a ter grande aplicacao a nivel industrial. Para alem disso, temos problemas maiores em relacao as fontes energeticas. Ninguem come ouro e o ouro nao tem assim tanta utilidade pratica, para alem de aplicacoes de alta tecnologia (aeronautica, informatica, etc).

Abraco e bom post!
:-)
Paulo

RC disse...

Rapaz, olha bem à tua volta neste momento, especialmente para as orelhas e os pescoços das pessoas e vais-me dizer que o ouro não tem utilidade!!! É uma indústria em grande expansão a dos acessórios de moda, tanto masculinos como femininos! O valor do ouro tem batido recordes de há uns anos para cá! Até o Banco de Portugal aproveitou para vender algum ouro das nossas reservas, no mês passado! Mas estava apenas a ser irónico quando escrevi aquilo! E sim, tens razão no que escreveste relativamente à necessidade de existir ouro nos solos para que as bactérias o produzam. Julgava que o tinha escrito, mas seguramente pensei-o, mas não o escrevi!

Bom resto de férias.

Abraço

RC