domingo, junho 18, 2006

Viva Portugal!

Há muito tempo que esperava com grande ansiedade pelo arranque do Mundial! É uma vez em cada quatro anos! Um mesinho que, se eu pudesse escolher, tirava de férias e ia passar onde estivesse a festa do futebol. Quem me conhece sabe quanto eu vibro com o maior espectáculo do Mundo (deixem-me chamar-lhe isto, a expressão "desporto-rei" não me parece suficientemente eloquente).
Correspondendo à minha (e de muitos outros) enorme expectativa, o Mundial lá começou em grande, com belíssimos golos a adornar o espectáculo no jogo de abertura e a renovada esperança de que este campeonato fosse digno do nome "Mundial" - coisa que a edição de 2002 não foi...
Mas o momento mais aguardado era sem dúvida o Portugal-Angola! A estreia da nossa Selecção! A ansiedade era tanta que nem consegui acordar tarde... O jogo era só ao fim do dia de Domingo mas logo às 10 da manhã já tinha a camisola da selecção vestida com muito orgulho... Com o aproximar da hora do jogo lá apareceu aquele nervoso miudinho que também se sente quando se entra em campo e se sabe a responsabilidade que recai sobre nós. O jogo correu bem e ganhámos, que era o mais importante!
Serve este pequeno flash-back para contextualizar um pouco o dia de hoje, dia do jogo contra o Irão. Não o esperei com a mesma ansiedade do jogo contra Angola. Foi mais um jogo, mais três pontos, mais uma vitória... normal! Para mim assim foi. Uma exibição personalizada, uma vitória incontestada. Sem grandes euforias antes ou depois do encontro. Noutras alturas talvez tivesse sido festejada esta vitória de outra forma, mas neste momento em particular pareceu-me muito normal. Normal demais! Portugal passou aos oitavos de final com toda a naturalidade do mundo. É verdade que o nosso grupo era acessível, mas o de 2002 também era e a todos sabemos como acabou a história.
Apercebi-me que esta normalidade com que encarei a nossa qualificação não é tão normal assim! A cobertura jornalística da nossa campanha pela Alemanha alertou-me para um facto que, apesar de eu ter conhecimento dele, na realidade nunca tinha lido dessa forma: pela primeira vez, desde o tempo do Eusébio, qualificámo-nos para além da primeira fase do Mundial. Em 1986 e em 2002 chegámos às fases finais do México e da Coreia/Japão, mas as prestações desastrosas acabaram por redundar em dois enormes fracassos!
Agora falta ganharmos ao México e ajudar Angola a qualificar-se também para os oitavos. E acredito perfeitamente nesta possibilidade! Espero que Angola consiga ganhar o seu jogo, porque da maneira que Portugal está a jogar, aquele México vai mesmo ficar pelo caminho! Estamos a jogar muito! O jogo com o Irão, apesar de não ter sido uma exibição entusiasmante como me recordo do Euro2000, foi uma demonstração enorme de classe! O golo podia surgir a qualquer momento, tal o domínio de jogo apresentado do princípio ao fim! Espero que continuemos assim!
Há muita gente que ridiculariza a dimensão que em Portugal se dá ao fenómeno "futebol" - ou que algumas pessoas catalogadas como "narrow minded" dão - mas eu sou um desses que adoro a Selecção! Não estou a falar do campeonato dos Benficas e dos Gil Vicentes. É da Selecção! É a equipa do meu país e eu tenho orgulho naquela equipa! Mesmo que percam os próximos jogos todos, vão sempre ter o meu apoio! É que se nós somos um país pequeno e que em muitas coisas anda "na cauda da Europa", quando se fala de futebol, lutamos de igual para igual com qualquer país do Mundo! Não quero saber se é a Argentina ou a Holanda que vem a seguir - eles que se preocupem em evitar Portugal!

3 comentários:

Rita Pessoa disse...

então só há que dizer: Força Portugal! ;)

viking disse...

Olá!

Aqui no Norte os comentadores têm grandes expectativas em relacão à sellecão portuguesa, muito por causa da campanha formidável que fizeram para chegar ao mundial. Os comentadores ficaram um bocado decepcionados com a exibicão frente a Angola, mas ficaram satisfeitos com a exibicão frente ao Irão. No entanto (e nisto são unanimes), estão com a impressão de que a equipa joga devagar e de que se jogassem mais rápido estariam a jogar do mesmo modo que a Argentina (citacão). Aqui muito se espera do jogo dos oitavos-de-final: um grande espectáculo, como li nos jornais daqui.

Abraco
Paulo.

RC disse...

Conhecendo-te como conheço, compreendo perfeitamente o que sentes com esta competição! Aliás, não é muito diferente daquilo que eu sinto!

Agora espero que fiquemos em 1o no grupo, porque ao contrário de ti, prefiro evitar a Argentina, e já que vou assistir aos 8os de final no estádio, gostava de sair de lá com a vitória e, temo, que contra os Argentinos tal seja mais difícil!

Grande abraço