segunda-feira, junho 19, 2006

Falemos de ciência!

Nanog, poderia ser o nome de um qualquer personagem do Caminho das Estrelas, no entanto, trata-se de um simples gene, que um investigador Português a realizar o seu projecto de doutoramento em Edimburgo, na Escócia, descobriu estar envolvido no processo de desdiferenciação celular. Ou, trocando por miúdos, fazer com que uma célula madura, readquira características de uma célula juvenil!

Este trabalho foi publicado na revista Nature de quinta feira passada. Não fosse o facto de ter tido honras de abertura de, pelo menos, três espaços de informação na Antena 1 (não tive oportunidade de ver televisão nesse dia para verificar se teria sido também referido na caixinha mágica) e este teria sido mais um bom trabalho publicado por um jovem cientista português que passaria ao lado do cidadão comum! A reportagem da Antena 1 estava simples, sendo fácil qualquer pessoa, sem as mínimas bases científicas compreender a importância deste estudo que, embora não esteja terminado,abre desde já bastantes possibilidades no sentido de se obter uma via eticamente aceitável para a obtenção de células estaminais.

Já discutimos neste espaço por mais que uma vez, a necessidade de fazer com que a importância da ciência chegue à sociedade civil! A divulgação destes trabalhos é sem sombra de dúvida importante. Mas será que não seria também importante realizar reportagens ácerca dos grandes cérebros que nos últimos anos tiveram que abandonar o país por não haver financiamento/condições de trabalho a um nível exigível para continuarem o trabalho que agora outras universidades estão a aproveitar!

Com tantas entrevistas e programas a retratar o estado do país, tantos prós e contras, será que não haveria um espacinho para divulgação da ciência que se faz no país e que cidadãos nacionais fazem, e bem, por esse mundo fora?

Fica a sugestão,

Cumprimentos,

RC

Sem comentários: