terça-feira, junho 20, 2006

Tributo ao último grande herói

Já há algum tempo decido homenagear os meus pais por tudo o que fizeram por mim. Hoje as razões que me fazem voltar a este tipo de homenagem são muito mais tristes mas tão nobres quanto antes.
Ontem o meu avô, o unico avô que conheci e o último dos meus avós, morreu!
As pessoas perguntavam que idade tinha e eu não sei responder. Pouco me interessa a idade. Era meu avô e isso é tudo quanto interessa.
Geralmente quando as pessoas morrem todos dizem quão bom homem ou mulher era e o cenário pintado parece o de outra pessoa.
Não, não vou fazer isso. O meu avô era um homem cheio de defeitos, muitas vezes injusto, e tinha um feitio que nem vos digo. Mas era o meu avô, é e será sempre o meu avô.
Lembro-me que passei a minha infância e parte da minha juventude com um medo terrivel dele. Mas à medida que fui crescendo acabei por me aproximar dele e nunca esquecerei o dia em que a mulher dele morreu (a minha avó) e ninguem sabia dele. Fui encontrá-lo no sitio menos provável - em casa - na cama a chorar. Conversámos durante um tempo (não sei se foram meia dúzia de minutos ou meia dúzia de horas) e vi o meu avó como um homem como eu, com um coração mole, com sentimentos.
Nunca esquecerei o dia em que fui podar com ele num sábado de manhã.
As memórias que me põem um sorriso nos lábios estão cá todas mas tenho pena de não me lembrar da última vez que o vi.
Por vezes, para um agnóstico, gosto de acreditar que há um céu e que neste momento o meu avô, a minha avó e os dois filhos deles que já morreram estão algures, novamente juntos, e um dia eu vou lá estar também.
Nunca soube perceber muito bem porquê, mas sempre achei que todas as pessoas têm algo de bom dentro delas. Acreditei nisso e com todos os defeitos fui capaz de o ver dentro dele.
Talvez vocês também tenham avós com feitios tramados, mas lembrem-se que para o bem e para o mal são vossos avós, com defeitos, mas lembrem-se das virtudes e da próxima vez que os virem, lembrem-se dessas virtudes e sorriam. Eles gostam de nos ver sorrir!
Abraço,
Virgilio

1 comentário:

viking disse...

Olá Virgilio

Os meus pêsames pela má notícia. Espero que esteja tudo bem contigo.

Abraco
Paulo.