quarta-feira, junho 07, 2006

A lenda de K.

Numa noite de verão, cálida e luminosa como só no norte da Europa se pode viver, trabalho como DJ numa festa de estudantes de intercâmbio. Após três horas de infatigável labuta, levanto-me e deambulo pela festa. Junto-me a dois estudantes, uma alemã e um italiano de baixa estatura. Comecamos a falar. A conversa corre fluida e fácil, muito contribuindo as três cervejas que os organizadores da festa foram-me deixando ao lado do computador enquanto seleccionava as próximas músicas. Uns momentos mais tarde, junta-se uma quarta personagem.
K. é um pouco mais alta que eu, magra, alva e resplandescente. K. sorri com olhos de côr azul marinho claro, K. é introvertida mas segura de si própria, K. é simples, decidida e sistemática. K. veio para a Noruega como estudante de design industrial e vai ficar em Trondheim por um ano. K. adora esquiar e trouxe todo o equipamento de slalom consigo. K. adora música. E foi assim que me seduziu.
- I´m tired now and I´m going home. Do you wanna come with me and listen to Kent?
Kent é uma banda de rock sueca que acaba de lancar o seu album de maior sucesso. Vapen & Ammunition. Kent enche um estádio com 100 mil suecos vestidos de branco no dia nacional da Suécia em 2003. K. adora Kent.
- Can you understand the text?
No seu quarto, à meia luz, sentados na cama, lado a lado, falamos até ser amanhã de manhã.

"Mitt land är ditt land, alt är fritt
Min dröm er din..."
*

À quatro anos atrás...

É raro o dia em que não penso em K.. O que é que ela faz agora? É K. feliz? Que pensa ela hoje? Por uns emails que trocamos esporadicamente, sei que vive em Gotemburgo, joga volleyball de praia e continua a navegar em pequenos barcos de competicão de vela ao fim-de-semana. De vez em quando visita os pais junto do lago Vänern, perto de Åmål. Creio que está sozinha agora. Das três parcas semanas que passámos juntos não sobrou muito mais na minha memória. Lembro-me que K. foi a pessoa mais bonita que alguma vez conheci. K. era forte e altiva como uma rainha. K. era o meu sonho escandinavo. Cada vez que vejo o Zlatan** a marcar um golo, a Carro** a ganhar mais uma medalha, cada vez que ouco uma balada de ABBA na rádio, Nina Persson** na MTV, um SAAB na estrada ou uma inevitável entoacão de sueco na rua, é K. de quem me lembro. K. é uma parte da Suécia, e a Suécia é uma parte de K. K. cristalizou-se na minha memória como a bandeira da vida que sempre quis ter. E a perda de K. é a explicacão das razões pelas quais nunca a terei. Existiram algumas mulheres na minha vida antes e algumas depois, mas K. é a ferida que mais tempo demorou a sarar.

O sonho continua. Mas sem K..

" Mitt land är mitt land bara mitt,
Din dröm är min nu..."*


*
Mitt land är ditt land, alt är fritt, Min dröm er din...= "O meu país é o teu, o mundo é livre, o meu sonho é o teu..."
/
Mitt land är mitt land bara mitt, Din dröm är min nu... = " O meu país é meu e é apenas meu, o teu sonho é o meu agora... [Kent, "Hagnesta Hill", "Kävlar själ", 1999]
** Zlatan [Ibrahimovic] é um dos mais populates futebolistas suecos; Carro [=Karoline Klüft] é a sueca campeã mundial e olímpica em título de heptatlo feminino; Nina Persson é vocalista dos "Cardigans"

Sem comentários: