terça-feira, junho 06, 2006

Em branco

Ora não querem lá ver o que me aconteceu hoje?
Eu bem que fui ao site d'O Publico, d'A Bola e do Diario de Coimbra mas nada me pareceu capaz de despertar a atenção, talvez porque as notícias tenham sido quase as mesmas nos últimos dias.
Relembro algo que me marcou no dia de hoje e nos últimos dias mas como não falei muito sobre o assunto acho que acaba por ser adequado.
Como qualquer grupo de amigos tem, o curso de Bioquímica tem um mail group já há bastante tempo e que nem sempre funciona da melhor maneira, mas por vezes acaba por ter mensagens importantes e algumas discussões como a que se gerou nos últimos dias.
Para quem não estiver dentro do assunto vou tentar resumir ao máximo, correndo o risco de ferir susceptibilidades, mas que se lixe.
Ora assim foi: Um caloirito andava perdido e decidiu atirar o barro à parede e ver se colava. Ora lá pôs ele a questão que a maioria não se atreve a fazer e é claro que as respostas foram desde o pôr-do-sol à beira-mar até à tempestade do século.
O que vi acima de tudo foi um choque de gerações, um choque de personalidades e um choque dos que ficam chocados porque acham que devem ficar chocados e fica bem, "prontos".
A verdade é que sempre existiram e sempre existirão diferentes perspectivas para uma mesma questão. Teremos sempre os radicais que defendem o preto e os que defendem o branco, e depois aqueles que estão ponderadamente nos diferentes tons de cinzento. É claro que há camaleões espontâneos, que ora são brancos ora são pretos e por vezes mesmo cinzentos.
Confesso que fiquei satisfeito pela forma como um caloiro juntou tantas pessoas de diferentes gerações bioquímicas a falar sobre um problema que nos afectou a todos e ainda nos afecta. Só espero que os vários professores que fazem parte do mesmo grupo retirem alguma coisa da discussão...
Abraço,
Virgilio

3 comentários:

viking disse...

Olá Virgílio,

Tudo bem?

Gostei da forma como o post foi escrito, mas tenho que dizer que não percebi nada do que é que era o assunto que o deu origem. Não dava para meter um link à referência de que lhe deu origem? É que se eu nhão percebi e sou do curso de bioquímica de Coimbra, então muitos leitores ainda vão perceber menos.

É só uma sugestão
Abraco
Paulo.

William Jack disse...

Ola Paulo!
Eu nao quis entrar em muitos detalhes para nao correr o risco de ferir susceptibilidades e tambem para nao me alongar muito.
O que se passou foi que um caloiro escreveu uma mail a pedir opinioes. Esta um bocado perdido (nao estavamos todos quando eramos caloiros?) e quer saber quais as reais saidas profissionais do nosso curso e se deveria mudar de curso ou nao.
Surgiram opinioes de uma pessoa A que pintou um cenario extremamente negro quanto a perspectivas futuras para bioquimicos em portugal. Surgiram varias pessoas, B, C, que foram exactamente para o outro extremo e atacaram de uma forma algo pessoal a pessoa A.
Depois surgiram pedidos de desculpa e esclarecimentos, e as pessoas com uma perspectiva mais moderada. Mesmo na perspectiva moderada ha os que defendem que o departamento e o curso nao estao bem e poderiam estar melhores, e os que acham que as coisas nao estao mas e poderiam estar piores.
Espero que o esclarecimento ajude!
Abraco,
Virgilio

Catia disse...

Pois, é que no post acabaste por não dizer nada do que realmente se passou. Acho que deverias pôr a pergunta do caloiro se não, não está lá nada.
Então é só uma pessoa preocupada com o futuro? Parece-me bastante normal e pertinente. Ainda bem que gerou discussão, pode ser que daí surjam ideias originais.