segunda-feira, junho 05, 2006

Lei da paridade=igualdade?

No último ano muita tinta tem corrido nos jornais portugueses relacionada com a lei que PS e Bloco de Esquerda aprovaram na Assembleia da República. A lei da paridade, estipulava a obrigatoriedade da existência de 1/3 de mulheres em lugares elegíveis nas listas partidárias!

As mulheres têm, com todo o mérito, pouco a pouco, conquistado o lugar que séculos de maxismo, motivado quer por motivos religiosos, quer pela própria sociedade, as privava! Hoje é cada vez mais comum encontrar mulheres em quase todos os sectores profissionais, mesmo em profissões que tradicionalmente eram exclusivamente masculinas! Os estudantes nas universidades já são maioritariamente do género feminino, muito embora quando se analise os números relativamente aos empregos de topo, quer em empresas públicas quer privadas, estes ainda serem maioriatariamente ocupados por homens! No entanto, fruto do trabalho, empenho e competências profissionais os números estão a mudar. Talvez não tão depressa como seria desejável, mas lá diz o ditado, "Roma e Pavia não se fizeram num dia"!

A imposição de quotas para mulheres, seja onde seja, é na minha opinião tudo menos democrático! Todos os lugares devem ser conquistados por mérito, fruto do trabalho e do empenho demonstrado! Na política tal não deverá ser diferente. E, curiosamente, como eu, pensam Comunitas e Ecologistas, Sociais Democratas e Populares, partidos de esquerda, centro-direita e direita! Sendo o nosso sistema eleitoral proporcional, seria ilógico defender que em regiões do país onde há cada vez menos população, os lugares elegíveis fossem ocupados não em função dos méritos, mas em função do género, seja ele masculino ou feminino!

Foi então com algum contentamento que li que o Presidente da República enviou de volta para a Assembleia da República a "lei da paridade" recomendando, entre outras, que em vez da obrigatoriedade de 1/3 se estabelecessem multas para as listas que não cumprissem esta razão, por forma a pelo menos chamar a atenção para estes números!

Cumprimentos,

RC

Sem comentários: