segunda-feira, maio 15, 2006

Scolari,Baía (e outros), Quaresma (e outros)

Scolari chegou a Portugal em 2003, tendo desde logo a sua contratação sido contestada por diversos sectores da sociedade, mais concretamente do mundo do futebol. Desde a Associação de treinadores, que argumentava que o treinador campeão do mundo em 1998 nos EUA não tinha os cursos que lhe eram exigidos, a alguns dirigentes de clubes da nossa praça, que viram defraudadas as esperanças de mais uma vez terem um seleccionador do sistema que convocasse os seus jogadores, não por mérito, mas no sentido de os valorizar! muitas vozes se levantaram contra os vencimentos de Scolari e sua equipa técnica!

Mas a entrada de Scolari no seio da selecção também foi polémica desde logo por deixar de fora alguns dos até então inquestionáveis seleccionáveis. Falo de João Pinto, Sérgio Conceição e, claro, Vítor Baía. A respeito deste último assistiu-se a uma autêntica novela, alimentada por "jornaleiros e comentadeiros" da nossa praça! Os outros 2 foram ignorados, mas Baía foi tratado como um Deus na nossa mass media.

Poucos sabem o que de facto se passou no Mundial da Coreia/Japão, mas algo se terá passado. Muitos foram os desabafos de jogadores, mas que não passaram disso mesmo: tiros para o ar, sem apontarem a alvos definidos! Os boatos e as histórias sobre as superstições do Oliveira, as idas aos casinos entre outras foram mais que muitas. A polémica "passagem" de Ricardo de titular a suplente na fase final foi esquecida. No entanto, não há nenhum adepto que não ache que situações estranhas de facto aconteceram, ou se os há, nunca os vi/li/ouvi!

Só por este conjunto de evidências, não estranhei que aquele grupo de 3 jogadores, deixasse de ser chamado à selecção! Mas claro, só de Baía se fala...

Depois o processo de naturalização de Deco em que os que até aí contestavam, de um momento para o outro passaram a aplaudir! E os que o apoiavam passaram a contestar. Deco lá está, é jogador da selecção, e foi mais uma batalha ganha por Scolari.

Scolari lá foi fazendo o seu trabalho, as suas experiências. Levou-nos pela primeira vez à fase final de uma grande competição de clubes. As vozes contra acalmaram-se, mas não desapareceram...Estavam apenas à espera do momento certo para voltarem a lançar as alfinetadas da praxe! Primeiro, quando Ricardo passou por um mau (para não dizer exasperável) momento de forma. Em vez de questionarem a titularidade deste, voltaram a contestar a não convocatória de Baía...vá-se lá saber porquê!? Depois quando o seleccionador, como qualquer pessoa que gosta de desafios e não gosta de estar desempregada, aceitou falar com representantes da federação inglesa, foi o carmo e a trindade.

Hoje vai ser divulgada a lista de convocados para o Mundial. Desta lista, pelos vistos, não faz parte o nome de Ricardo Quaresma. Este jogador do Porto, tem sido uma eterna promessa. Esta época teve 3-4 meses geniais, em que foi o motor da equipa do Porto. Os seus cruzamentos de "trivela" punham a cabeça em água às defesas. Mas de um momento para o outro voltou a ser aquilo que era desde os tempos do Sporting: um malabarista, que joga sozinho e que não sabe o significado de jogo de equipa! Vergonhosa a sua actuação no jogo com o Sporting, em que poderia ter causado graves lesões a pelo menos 2 jogadores. Até o seu treinador viu isto e substitui-o de imediato, tendo este abandonado de imediato o terreno de jogo da direcção dos balneáreos sem cumprimentar ninguém! A comunicação social, mais uma vez, está a endeuzar o jogador. Já se fala de uma calamidade, da falta de soluções e que Quaresma seria o salvador da pátria! O que é certo é que, sem Quaresma, a selecção qualificou-se para o Mundial, com uma perna atrás das costas! Espetámos 7-1 à Rússia, que, mesmo não sendo a Rússia de outros tempos, continua a ser uma das boas selecções Europeias. E Quaresma...pouco jogou!

A mim preocupam-me mais outros nomes. O nosso ataque está muito bem servido! Em vez de Postiga talvez levasse João Tomás. Não levaria Maniche nem Viana pois pouco jogaram nos seus clubes e o pouco que jogaram não foi convincente. Costinha é o líder da selecção, mas não joga há 6 meses. Talvez o levasse, se houvesse uma vaga para ele, e olhando para os trincos de nacionalidade portuguesa que temos, parece-me que não há muito por onde escolher. Meireles talvez fosse uma boa opção pelo final de época fantástico que fez mas, tal como Quaresma, é um jogador de altos e baixos! Na defesa diz-se que Ricardo Costa vai ser convocado. Não compreendo esta chamada de um jogador que ainda não se afirmou e havendo outras boas opções como: Nunes, R Rocha, Zé Castro.

Qualquer que sejam os jogadores anunciados hoje às 20 h de Portugal Continental, no dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, voarei para a Alemanha. No dia seguinte lá estarei em Colónia a apoiar os 23. Espero lá voltar mais uma vez para o nosso jogo dos 8os.

Até lá, deixem o homem trabalhar e deixem-nos sonhar. Farto de profetas da desgraça estamos todos!

Cumprimentos,

RC

ps: sempre me opuz à naturalização de Deco. Hoje aplaudo-o mas não vibro com ele. Enfim, é o meu lado nacionalista e a minha visão de que para nos sentirmos portugueses e sabermos o significado e peso do escudo que aqueles jogadores envergam ao peito, não basta viver uns anos em Portugal, é preciso nascer no meio daquelas estórias e mitos!

1 comentário:

Anónimo disse...

VITOR BAIA COMPLETAMENTE HUMILHADO RICARDO A BRILHAR NO MUNDIAL