segunda-feira, maio 22, 2006

Qualidade de vida

Foi recentemente divuldado pela consultora Mercer um relatório com os dados relativos aos indices de qualidade de vida em 215 grandes metrópoles mundias para o ano de 2006.

É curioso que nas 10 primeiras posições aparecem 7 cidades Europeias: Zurique e Genebra (Suiça) encabeçam a lista, seguidas por Vancouver (Canadá), Viena (Austria), Auckland (Nova Zelândia), Dusseldorf, Frankfurt, Munique (Alemanha), Berna (Suiça) e, a fechar o top ten Sidnei (Austrália). A tabela é claramente dominada pelas cidades Europeias.

Para elaborar este estudo, a Mercer utilizou 39 critérios diferentes, tais como políticos, ambientais, sociais, económicos, criminalidade e segurança, saúde e educação, transportes públicos e outros serviços públicos. A cidade utilizada como termo de comparação para elaborar o ranking foi Nova Iorque (46ª posição).

Lisboa aparece bem posicionada neste ranking, 53º logo atrás de Milão e à frente de cidades como Birmingham, Glasgow, Los Angeles, Roma, Miami, Hong Kong, Praga, etc...

Relativamente às cidades Escandinavas, Copenhaga aparece num honroso 11º posto, Estocolmo desce um lugar para o 20º relativamente a 2005, Helsínquia é 29ª e Oslo é 31ª.

Uma reflexão relativamente aos dados da tabela demonstra que a Europa do Norte e Central e o Canadá são as regiões do mundo onde se encontra melhor qualidade de vida, seguidas de perto pela Europa Ocidental Austrália e Nova Zelândia.

A mesma consultora também publicou uma tabela em que analiza o custo de vida nas mesmas cidades. Tóquio lidera a lista, seguida de Osaca, também no Japão. Londres e Moscovo seguem logo atrás.

A lista completa das cidades pode ser visualisada gratuitamente neste site (no site da Mercer só temos acesso às 50 primeiras).

Cumprimentos,

RC

3 comentários:

viking disse...

Olá!

Não sei que critérios utilizam para fazer esta lista, mas reparo que só contaram com as (realmente) grandes cidades neste estudo. Talvez contem com o acesso a uma série de servicos e à cultura. Pessoalmente, considero que uma pessoa pode ter muito maior qualidade de vida vivendo numa cidade relativamente pequena (à ordem dos 50 a 500 mil habitantes). Gostei muito de cidades como Heidelberg, Estrasburgo, Gotemburgo e Sevilha por serem tão culturalmente ricas e também pela sua relativa pequenez e acolhedoras. Mas quanto a isso, todos têm a sua preferida.

Abracos
:-)
Paulo.

RC disse...

Oi,

como refiro no texto, só as grandes metrópoles foram abrangidas pelo estudo! E até concordaria contigo se não vivesse numa grande metrópole que por vezes parece-se mais com uma cidadezita de 50-500000 habitantes, mas onde tens tudo o que é de exigir a uma grande cidade, seja ao nível cultural, social, económica, etc!!!

Abraço

Anónimo disse...

Boas

Para contraiar os vossos comentários, devo dizer que Duesseldorf (5ªclassificada) tem por volta de 300 mil. Quero com isso dizer que não só cidades "muito grandes" foram consideradas.

Não me surpreendo que Duesseldorf seja considada como tendo boa qualidade de vida pois isso vê-se facilmente. No entanto, confesso que fiquei espantado ao ver a elevada classificação o que me diz que não há muitas mais cidades do mundo, grandes o suficiente para serem consideradas no estudo, e que consigam oferecer melhor qualidade.

Estou cheio de sorte!

Rui Neves