quarta-feira, maio 10, 2006

Liberdade da imprensa

É sempre bom ver o seu país no topo da hierarquia nas estatísticas mundiais em qualquer área. Revela que o seu país tem uma característica na qual é o melhor (ou o pior!) do mundo. No caso de Portugal, somos os maiores na producão de cortica, estamos no topo na azeitona, fomos os primeiros a banir a pena de morte, somos dos poucos que produzimos urânio e infelizmente também estamos no topo europeu de consumo de álcool per capita e mortes por acidentes de viacão na estrada (haverá correlacão?!).

Recentemente atraiu-me a atencão a hierarquia dos países com os mais altos índices de liberdade de imprensa, lista esta compilada pela organizacão internacional "Reporters without Borders". Esta lista foi preparada baseada no inquérito realizado nos diferentes países e conta o número de ataques directos a jornalistas nos países estudados (por assassinato, tortura, imprisionamento ou ameacas) ou à imprensa nesses países (censura, confiscacão, pressão e rusgas). Também toma em consideracão a impunidade que os perpetuadores destes crimes gozam nesses países. Este questionário não se debruca exclusivamente sobre a pressão exercida pelo estado na liberdade de expressão, mas também sobre possíveis milícias ou lobbies passíveis de restringir esta liberdade. Para além dos jornais, TV e rádio, o espaco cibernáutico também é tomado em consideracão neste estudo.

No relatório de 2002, estamos entre a nata mundial (num honroso 7. lugar a ombros com a Alemanha e a Suécia), e somos apenas superados pela Islândia, Finlândia, Noruega, Holanda, Canadá e Irlanda. Note-se o 17. lugar dos Estados Unidos, ainda na ressaca do 11 de Setembro com as consequentes medidas políticas de seguranca que se lhe seguiram. É com orgulho que vejo Portugal à frente de nacões como a Dinamarca, Franca e Reino Unido nesta lista. No entanto, quando comparamos com o relatório de 2005, vemos que Portugal descaiu um pouco no ranking, para o 23. lugar nos ultimos anos. Esta queda não é tão dramática como a ocorrida por parte do Canadá (21.), Franca (30.) ou EUA (44.), mas a tendência preocupa-me um pouco. Vendo algo positivo nesta lista, note-se que não são só os países ocidentais e com boa economia que lideram a lista. Paises com um PNB per capita inferior a $1000 por ano encontram-se bem posicionados, entre os quais Benim (25.), Mali (37.), Bolivia (45.), Mocambique (49.) e Timor Leste (58.). Dos países europeus Bela-Rússia encontra-se num escandaloso 152. lugar, fazendo companhia a países como o Iraque (157.), China (159.), Cuba (161.), Irão (164.) e Coreia do Norte (último, 167.).

No relatório de 2005 da organizacão Freedom House, estamos no topo da liberdade de expressão.

Até para a semana!
:-)
Paulo.

Sem comentários: