segunda-feira, maio 29, 2006

Bikram Yoga

Imaginem uma sala silenciosa, vapor a sair da parede, temperatura entre 37-42ºC, 20 pessoas estendidas num colchão de borracha (daqueles do campismo) com uma toalha entre o colchão e as costas da pessoa. O ar é irrespirável, mas como se está parado, ao fim de uns minutos habituamo-nos. O instrutor chega e começam-se a fazer os exercícios de alongamento. Começa-se a suar, por todos, todos os poros do corpo. A temperatura é insuportável, não há nada na sala que nos consiga refrescar! A garrafa de água, para além de começar a ficar menos cheia, começa a aquecer! Começam as primeiras náuseas...o corpo não está habituado a este ambiente quente e anaeróbio. Uma pausa e volta-se a tentar seguir os exercícios. Mais uns minutos, nova pausa. Desta vez tenho que sair da sala, arrefecer! Fabulosa a sensação de frio e de ar não saturado com água! 2-3 minutos, a respiração volta ao ritmo normal, o ritmo cardíaco acalma e estou pronto a voltar para dentro! Desta vez não voltei a sentir necessidade de sair da sala. Não consegui fazer os exercícios todos, mas outros mais rodados também começaram a fraquejar! Ao fim de 90 min, deitamo-nos de costas, o vapor deixa de entrar na sala, os olhos fecham-se e começa-se a ouvir os golfinhos e as ondas do mar a cair sobre a areia! Alguém entra na sala e deixa uma toalha ao lado de cada pessoa. Está ensopada em água fria! Fantástico. Coloco-a sobre a testa e deixo-me ficar uns minutos! Está na hora do duche, tirar a T-shirt ensopada em suor. A toalha parece que triplicou de peso, a T-shirt, nem se fala...Os músculos que durante toda a sessão estiveram relaxados devido ao calor, começam a contrair de novo! O chuveiro nas costas permite que esta contração não seja dolorosa! Visto-me e vou-me embora com aquela sensação de dever cumprido, que uma tarde de futebol das antigas, num quente dia de Verão, deixava em nós! A vida actual não permite essas tardes, muito menos estando pouco mais de 10 graus na rua!

Foi assim a minha primeira experiência com a Bikra Yoga na versão de Estocolmo. Uma experiência fantástica, cujo único senão é o preço! 200 coroas por uma aula, que podem ser reduzidos a 170, se se comprar um conjunto de 10 e se levarmos o nosso próprio equipamento. Se se optar pela mensalidade, pode-se ir as vezes que quisermos durante o mês por 1500 coroas, mas para tal opção compensar é preciso que estejamos fisicamente aptos a tal, o que actualmente não é o meu caso. Não sei se irei voltar a fazer ou se regressarei à Ioga, versão tradicional. Também gosto e é bastante relaxante, no entanto, não se sua muito e às vezes sabe bem suar!

Para aqueles que estão fartos de ginásios, ou mesmo de não fazer nada, recomendo vivamente experimentarem Ioga, seja que versão for. No dia a seguir vão ver que afinal o mito do desporto xato e monótono não passa disso mesmo: um mito! Eu estou rendido.

Cumprimentos,

RC

2 comentários:

Anónimo disse...

Confesso que me tenho sentido mesmo muito tentado a experimentar, mas o preço não é muito animador... E é claro que a monotonia da coisa me deixa um pouco motivado. Mas depois deste texto...
Abraço,
Virgilio
PS - 10 graus é a temperatura ideal para uma futebolada!

RC disse...

OI,

não sei como é aí, mas por aqui a Ioga normal não é muito cara. Para mim é mesmo de graça, pois faz parte do programa de desporto do KI. O problema é o horário, mas no próximo semestre logo se vê.

10 graus para uma futebolada é frio! Não consigo respirar!20 graus é o ideal!

Abraço,

RC