sábado, março 25, 2006

A Loja do Cidadão, a lavandaria e o meu trabalho!

Hoje fui à Loja do Cidadão!
Não quero falar mal daquilo, até porque a ideia é boa e eu fui lá na manhã de Sábado - que deve ser o período com mais afuência de "clientela"...
O facto é que cheguei lá perto das 13h e tirei a senha nº 209 (o mostrador indicava que o próximo a ser antendido seria o número 150)... Contente da vida - será rápido, pensei - fui petiscar ao café da esquina por breves minutos e regressei, confiante que deveria já estar perto da senha nº 200... Vinte minutos tinham passado e ainda ia no número 159... "Vou dar mais uma volta", pensei... Saí e fui experimentar os ares do Rossio, fui ao Banco, fui ver umas montras, ler o "A Bola", fui à TV Cabo... mais meia hora passara! De volta aos Restauradores: 168! Em grande! 18 números em sensivelmente 60 minutos! Eram já perto das 14h e ainda faltavam 31 pessoas ser atendidas antes de mim e a hora de encerrar o serviço eram as 15h... À medida que se aproximavam as 15h, notei o ritmo do "bip" a aumentar... Seguramente teriam havido alguns desistentes, mas não justificavam tal mudança de ritmo! Certo é que eram 14h50 e eu estava a sair de lá! Curiosa a relação directa entre a mudança de ritmo e o aproximar da hora de encerramento do expediente...

Hoje também fui à lavandaria!
Tinha um fato para lá deixar, já que precisa há uns dias de uma limpeza! Fui lá antes de ir à Loja do Cidadão, por isso era pouco antes das 13h. Mal entrei nas instalações da lavandaria, perguntei se trabalhavam o horário completo ao Sábado - tal como vi afixado na porta do estabelecimento - estava surpreendido e queria confirmar se não tinha visto mal. Prontamente me disseram num tom misto de indignação e brincadeira: "Ai, era o que faltava!..." Eu fiquei contente por lá ter chegado a horas e provei que tinha consciência daquele horário limitado com o pedaço de sandes de chouriço e manteiga que vinha ainda a mastigar por temer chegar atrasado. :)
Deixei o fato fielmente depositado nas mãos da senhora, paguei e guardei o meu talão - que a senhora me recomendou a trazer no dia em que fosse buscar o fatinho! Já com a sandes de chouriço deglutida, rumei à estação do metro e fiz-me ao caminho.

Ontem fui trabalhar!
Entrei à hora prevista, o dia passou relativamente rápido, para sexta-feira, e acabei pouco depois da hora definida no nosso horário "indicativo"... Trabalhei sempre ao mesmo ritmo, mesmo com o aproximar da hora de saída, e nunca torci o nariz quando nos começámos a aproximar (e até depois de ultrapassar) a dita hora... Saí de lá ainda de dia - pela primeira vez desde que lá trabalho - e vinha com um sorriso na cara! Como qualquer pessoa normal, gosto de folgas e fins-de-semana! Mas também gosto de trabalhar - nunca pensei dizer isto! Se calhar tenho a sorte de ter um bom ambiente de trabalho e de fazer algo que gosto! Mantém-me atento e agradam-me os desafios que vou ultrapassando ao longo do dia!

Nos três sítios se podem encontrar pessoas bem dispostas. Diria até competentes. Mas com diferentes níveis de motivação - porquê?

4 comentários:

RC disse...

Porque umas fazem o que gostam e outras acomodaram-se ao que fazem, fazendo-o por obrigação. Há cada vez menos gente a fazer o que gosta, daí que os níveis de produtividade sejam também baixos!

Abraço.

RC

viking disse...

Concordo!

;-)

CHV disse...

It's dirty work but someone's got to do it!
Dizia a música e dizia bem, mas aqui a questão é que quem não gosta só tem uma opção: procurar algo melhor! Tomara muito boa gente desempregada estar a trabalhar numa lavandaria ou no balcão da Loja do Cidadão.
É por estas e por outras que eu sou a favor de uma legislação que não garanta facilmente (para não dizer NUNCA) um emprego para a vida. Quem não presta, é despedido, venha quem tem mais vontade! Um processo de selecção natural que é viciado se continuarem a subsistir os conceitos de "emprego para a vida".
A pergunta que lancei no fim do meu post é apenas um lamiré para uma discussão muito mais profunda.

RC disse...

Olha que se os comunas te ouvem daqui a dias tens-los atrás de ti! Estás a condenar os direitos dos trabalhadores, os direitos adquiridos! Seu, seu neo-liberal! Enfim, esperemos que a tão propagandeada reforma da administração publica que se fala há uns anos, dê à luz depressa e que torne possível o despedimento de todos e quaisquer incompetentes que tenham sido empregados por outros incompetentes! A ver se o tempo de fazer renda ou ler a bola no local de trabalho acaba!!!