segunda-feira, março 27, 2006

Indignado!!!

Hoje era para escrever sobre outro assunto, mas tal ficará para uma outra oportunidade! Acabei de saber que a incompetência de alguém, ou de alguns, resultou na destruição das esplanadas do parque verde do Mondego em Coimbra, talvez a única obra realizada nos últimos anos naquela cidade, cujo destinatário eram todos os cidadãos da região!

A chuva copiosa que se fez sentir nos últimos dias obrigou a descargas na barragem da Aguieira. Em Coimbra está em construção uma ponte pedonal que irá ligar as duas margens do Mondego, que se irá chamar Pedro e Inês (a tragédia de facto parece perseguir estes dois...) e que deveria estar concluida em Maio. Para construir a ponte foi necessário colocar barreiras de terra no rio, deixando apenas no centro do rio, uma nesga para a água passar. Agora que o mal está feito, perceberam que era necessário abrir mais passagens para a água!

A minha indignação advém do facto, de não ser a primeira vez a incompetência de uns resulta em atrasos/erros/derrapagens financeiras/acidentes naquela cidade! A ponte Rainha Santa Isabel (anteriormente denominada ponte Europa), teve uma derrapagem financeira e temporal de vários anos, porque veio-se a perceber que os dois tabuleiros não se iriam encontrar! Há poucos anos foram os prédios da Elísio de Moura que esiveram em risco de derrocada.

É inconcebível numa cidade Universitária, onde se formam dezenas de engenheiros civis todos os anos, não haver um planeamento que permita prever situações destas. Ou estavam a prever mais um ano de seca!!!??? Podem argumentar que a culpa é da empresa construtora, mas mesmo o trabalho destas empresas, por norma, é supervisionado por engenheiros! Mas as supervisões muitas vezes são feitas mas é à mesa de almoço...

Deixo-vos uma foto retirada do Diário de Coimbra. Para quem conhece o local, é de facto triste olhar para esta foto! E, sabendo a velocidade como se arranjam coisas em Portugal e, particularmente, em Coimbra, só posso estar desanimado e triste.

Sem mais,

RC

3 comentários:

CHV disse...

Aquilo adivinhava-se!
É preciso é pensar rapidamente em ter aquilo arranjado! Não vale a pena chorar agora que o mal está feito.

Don't cry over spilt milk!

Anónimo disse...

O ano passado em Julho vi pela primeira vez esse espaço... e falaram-me exatamente isto: "se houver uma enchente as esplanadas vão sumir..."... alguém preveu isso!!!!!!!!!!!!!

RC disse...

Não foi por ter havido uam cheia que isto aconteceu! A margem direita não sofre com cheias desde que foi feito o açude! Só na margem esquerda é que volta e meia há problemas!

Aconteceu o que aconteceu porque estão a construir uma ponte pedonal e obstruiram a normal circulação da água. A pressão da água que passava o local de contrução da ponte pedonal foi tal que levou tudo à frente! Foi por isso que isto aconteceu.

Abraço