segunda-feira, fevereiro 27, 2006

País de doutores...

Quantas vezes já não houvimos a expressão "Vivemos num país de Doutores"! Ou "são todos Doutores e Engenheiros"!. Na verdade o ridiculo ocorre todos os dias nos mais variados locais do país, desde a tasca da esquina, até à repartição de finanças! Basta aparecer alguém bem vestido e a falar bem, que é logo apelidado de Doutor, mesmo não o sendo, pois se o for, poderá ficar ofendido!

Mete-me imensa confusão ser apelidado de doutor. Volta e meia lá aparece uma cartita a dizer "Doutor Ricardo" e lá me vem a vontade de regurgitar à boca! Mas por que raio é que é preciso colocar a pessoa num pedestal quando se nos dirigem! Há muitas formas de nos dirigirmos a alguém sem precisar rotulá-la! É que ao rotularmos alguém, se o feedback for negativo, fica-se logo em desvantagem, caso se esteja a discutir algo importante! Talvez seja por isso que os obcecados pelos rótulos levam tão a peito quando alguém se esquece de mencionar qual a sua posição na pirâmide!

Enfim, desde que emigrei que este sentimento piorou! Já me cheguei a aborrecer com um colega na recepção de um hotel, porque quando estava a fazer o check-in se vira para a recepcionista e diz com todo o descaramento que é Doutor Ricardo! Aqui não acontece nada disso. De facto, na Suécia, foi proibido por lei, colocar rótulos atrás dos nomes das pessoas. A lei diz que nos devemos dirigir às pessoas de preferência pelo primeiro nome, ou nalguns casos, por Sr. qualquer coisa! Nada de Doutores, Engenheiros, Advogados o que quer que seja. Nas minhas relações profissionais, nos diversos mails que tenho que enviar, por vezes a pessoas que não conheço de lado nenhum, habituei-me a utilizar o primeiro nome da pessoa, dado que na resposta, por norma, se me dirigiam pelo meu primeiro nome!

Não é por ter um rótulo antes do nome que se ganha respeito: é com actos! O invés também se aplica: não é por rotular alguém que se ganha o seu respeito! Infelizmente teremos que o continuar a fazer em Portugal, pois não me parece que a sociedade esteja preparada para esta mudança!

RC

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh Ricardo como eu te compreendo!
De facto por aqui torna-se um pouco estranho saber quem eh quem pois tratamo-nos todos pelo primeiro nome. Mas eh isso que da uma maior relacao de proximidade.
Mas devo admitir que em portugal ja fiz uso de uma mera licenciatura, mas apenas para n me lixarem. Eh que para a Vodafone agora sou o Dr. Virgilio e desde que fiz a alteracao que nunca tive tao bom atendimento! Eh vergonhoso que tal aconteca e acho muito bem o que fizeram na suecia, mas acho que se acontecesse em portugal muita gente ficava desorientada!
Ha ainda outro caso que so me da vontade de rir. Eh que alguns professores de secundarias e afins querem ser tratados por doutores tb e nao por professores. Mas isso so revela a sua ignorancia, pois professor reflecte um grau academico mais elevado que doutor, mas enfim...
Duas frases ficam na minha cabeca: "Os doutores da mula russa!" mas a outra reservo para mim!
Abraco,
Virgilio