segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Confiança...

Antes de mais queria dar os parabéns aos autores dos textos que me antecederam. É sem dúvida um início auspicioso para este espaço, onde espero que haja muitas trocas de ideias e de opiniões, ao bom estilo das conversas de café, que infelizmente não podemos manter.

Estes textos também me deixam confiança. Afinal, aquela que foi apelidada por muitos como a geração rasca, é uma geração ambiciosa e que não busca apenas o conforto pessoal, mas fala de forma a procurar motivar outros para uma mudança.

Mas de que mudanças falo? Acima de tudo é preciso mudar mentalidades! Ainda esta semana foi publicado um estudo onde se demonstrou que o povo português era o mais pessimistas do mundo! Mas porque é que somos assim!? Não é de agora este pessimismo, este deixar andar, há séculos que dura! E tal forma de estar reflecte-se no país. Encontramos um povo apático, acomodado ao seu emprego, mesmo que não goste dele, um povo que não olha para o futuro, que não faz planos!

Mas acho que tal está a mudar! Parece-me que esta crise económica fez acordar muita gente. As pessoas começam a compreender que não lhes vale de nada andar a pedir dinheiro ao estado e a culpar o estado de todos os males que as afligem! O que é preciso é iniciativas privadas, não ter medo de arriscar, empreendedorismo (expressão tão na moda). Qualquer boa ideia de negócio, acolhe financiamento de um banco. Os bancos estão cada vez mais receptivos a investimentos ditos de risco, pois o retorno que podem obter é muito superior ao que obtêm com os empréstimos e investimentos das pessoas! Os apoios estatais e comunitários à criação de novas empresas nunca foram tantos. Mas então porque é que as pessoas não se chegam à frente? Porque é que não criam o seu próprio negócio!? Primeiro porque é muito mais atractivo tentar arranjar um emprego na função pública, por todos os benefícios inerentes a isto. O problema é que poderá passar o resto da vida a fazer algo que não se gosta, apenas pela comodidade do emprego! E depois por medo!

Há medo de arriscar, medo que algo corra mal! O problema é que sem arriscar nada se consegue! Temos exemplos de imensas histórias de sucesso de nossos compatriotas, no entanto, muitas vezes em vez de tentarmos imitar o seu sucesso, tentamos denegri-lo. Sim, também somos um povo invejoso! Desde os mais altos cargos políticos, até ao empregado de construção civil, a inveja está presente. É difícil engolir que outro possa ser melhor que nós na mesma função e por isso ser promovido ou recompensado! É a forma de estar de um povo! No dia em que todos tomarmos consciência destes nossos defeitos, talvez possamos ressurgir das cinzas. Até lá, uns vão ter que continuar a remar contra a corrente, esperando que o sentido desta se inverta!

Gostaria que este espaço conseguisse transmitir uma mensagem a quem nos visitar. E essa mensagem seria, estejamos onde estivermos, em Portugal ou no estrangeiro, na Escandinávia ou no Canadá, o nosso país tem um futuro e qualquer um de nós pode ajudar a construi-lo das mais variadíssimas formas! A começar por acabar com a típica expressão do lá fora é que é bom, porque quase todos os membros deste blog sabem bem que afinal lá (cá) fora também há muitos defeitos! Por isso, mão à obra.

Eu tenho confiança que melhores dias virão e que posso ajudar a mudar algo. E tu, tens?

Cumprimentos,

RC

4 comentários:

William Jack disse...

Por muitas vezes tenho falado com pessoas sobre Portugal e esse é um dos pontos em que falo: somos demasiado pessimistas. Olhemos para os espanhóis que têm orgulho em serem espanhóis e receberam talvez os mesmos fundos que nós e partiram do mesmo ponto e dispararam!
Concordo que se dessem a conhecer o que os portugueses fazem de bom por esse mundo fora, mas também (e principalmente) em Portugal, talvez as pessoas abrissem os olhos e vissem que se lá fora é bom, em Portugal pode ser muito melhor!
Virgilio Cadete

Anónimo disse...

De facto um programa desse género em horário nobre, seria óptimo para promover um aumento da auto-estima colectiva!

Senhores da RTP, se nos estiverem a ler, pensem nisto! Talvez batessem recordes de audiência!!!

Cumprimentos,

RC

Anónimo disse...

E se não baterem recordes de audiência? Seria essa uma razão válida para deixar de passar tal programa?

Por outro, apenas gostaria de acrescentar que, a história mostra que os peridos de grandes mudanças são antecedidos de periodos de crise. Será apenas uma questão de ciclos historico-sociais. Esperemos por dias melhores façamos alguma coisa para que eles venham depressa.

Rui Neves

RC disse...

Boas,

com o que disse não era minha intenção dar a entender que só deveriam passá-lo se batessem recordes de audiências! Foi apenas uma farpa para um serviço público que durante alguns anos entrou na estupida guerra nas audiencias e que pouco se preocupou em ser um serviço público. Felizmente que nos últimos anos isso mudou um pouco!

Tens toda a razão em relação ao percurso ondeado das civilizações! Em Portugal, tivémos os descobrimentos, seguidos de uma crise, seguidos do ouro do Brasil, seguido de uma crise, seguido da entrada para a UE (ui que grande crise não te parece...) e agora nova crise! Penso que esta crise que o país vive agora, vai acima de tudo criar uma consciência colectiva relativamente ao que se tem que fazer para prevenir situações destas no futuro! Como eu disse, eu tenho confiança!

Abraço,

RC