terça-feira, outubro 09, 2007

Sicko

"Sicko" é o título do ultimo filme do polémico realizador de documentários norte-americano Michael Moore. O filme debruca-se numa análise extremamente crítica do sistema de saúde privado norte-americano, e compara-o com o sistema universal público de diversos paises, como o Canadá, o Reino Unido, a Franca, e, surpreendentemente, Cuba. O filme comeca com a exposicão de vários casos individuais de falhas na prestacão de servicos médicos devido a problemas com as seguradoras, expostos num tom trágico-cómico. De seguida enceta o realizador uma viagem ao país vizinho no norte, no mesmo estilo de comparacão visto em "Bowling for Columbine". Quando Michael Moore se decide a cruzar o Atlântico para analizar o sistema nacional de saúde britânico e francês, o filme atinge o pico de ironia e de hilariedade, quando se vê o contraste com o sistema americano. O realizador é claramente parcial e a imagem com que se fica do sistema de saude publico vigente na Europa é quase a de um idílio utópico e sem mácula. O unico lado que transcende é o positivo. Mas por outro lado, perdoa-se os excessos de parcialidade do autor quando se toma em consideracão o objectivo do filme: o de pôr a nu as falhas do sistema semi-privado norte-americano.

O filme atinge os picaros do surrealismo no ultimo terco da exposicão narrativa. Michael Moore reune alguns trabalhadores voluntários que participaram na limpeza da zona das torres gémeas depois do 11 de setembro, e desloca-se à base de Guantanamo para exigir tratamento médico gratuito a estes trabalhadores. O filme termina com a alternativa bizarra do uso do sistema de saúde cubano.

O filme é caracterizado pelo mesmo estilo irreverente com que Michael Moore nos habituou, mas mais do que nos anteriores, fica-se com a sensacão gritante de que algo está verdadeiramente mal no sistema norte-americano. Muitos críticos classificaram este filme como mais apolítico que os anteriores, mas a impressão com que fico é a de o oposto. A unica diferenca é a de que desta vez ambos os partidos sofrem a mesma crítica.

1 comentário:

RC disse...

Boas

estou para ver o filme desde 2a feira, mas ainda não tive tempo...

Já li e ouvi algumas críticas ao filme e, de facto, parece-me tudo menos apolítico. Todos sabemos que Moore lança sempre este tipo de documentários em véspera de eleições americanas e todos sabem que este apoia o partido democrata.

Colocando isto de parte, este documentário fará com toda a certeza com que muitos americanos abram os olhos e percebam que, ao invés do que os Republicanos apregoam, o seu sistema de saúde está longe de ser o ideal - um sistema de saúde que deixa cerca de 45 milhões de pessoas (15% da população aprox) fora do sistema, na minha humilde opinião não é um sistema de saúde.

Curioso é também o facto de Moore ter decidido não incluir no documentário agora em exibição nas salas de cinema, a parte respeitante ao sistema de saúde norueguês: diz ele que se mostrasse que um país paga aos seus cidadãos viagens às Canárias para curarem as suas depressões, o povo americano jamais levaria o documentário a sério. Mas fica a promessa de o incluir no futuro DVD.

Abraço

RC