sexta-feira, outubro 12, 2007

Al Gore e o Nobel da Paz 2007




Hoje foi anunciado no Comité Nobel do parlamento norueguês Stortinget, às 11 horas da manhã locais, o vencedor do prémio Nobel da Paz de 2007. Os vencedores foram o Painel Climático das Nacões Unidas (IPCC) e o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore (vice-presidente durante o período em que Bill Clinton foi presidente dos EUA, 1992-2000). Al Gore partilha o prémio devido ao seu esforco em pôr em relevo o problema ecológico proporcionado pelo uso de combustíveis fósseis, quer pela presenca no filme "An Incovenient Truth" em princípios de 2007, quer pela campanha que este encetou tanto na opinião pública americana como a nível internacional.

A escolha é evidentemente político, de forma a pôr em relevo o movimento ecologista internacional e a campanha para a reducão das emissões de CO2 e outros gases causadores do efeito de estufa para a atmosfera. Lembre-se que não é a primeira vez que a comissão Nobel norueguesa foca en questões ecologistas. A vencedora em 2004, Wangari Maathai, tambêm se distinguiu pela sua contribuicão social e ecologista no Quénia, através das suas campanhas pela reflorestacão e fixacão do solo no este africano.

Para compreender a atribuicão deste prémio a Al Gore e ao Painel Climático das Nacões Unidas, é necessário compreender o contexto político norueguês actual. O governo liderado pelo primeiro-ministro Jens Stoltenberg tem lutado de forma árdua pela reducão da producão e libertacão de gases contribuidores para o efeito de estufa, quer a nível interno, quer a nível das Nacões Unidas. Jens Stoltenberg liderou recentemente uma conferência internacional organizada pelas Nacões Unidas à poucas semanas atrás. Também tem sido um dos líderes ocidentais que mais tem-se esforcado pelo investimento em tecnologia de producão de energias renováveis na China.

Al Gore anunciou que irá doar o prémio monetário à organizacão ecologista The Alliance for Climate Protection.

Segue-se certamente uma certa dose de polémica e discussão em volta desta atribuicão, quer por parte daqueles que (ainda) não acreditam em causas humanas em relacão ao fenómeno do aquecimento global, quer por parte dos movimentos ecologistas que consideram Al Gore como um hipócrita (recorde-se a polémica que surgiu quando Al Gore recusou prometer a reducão do consumo de electricidade nas suas propriedades). O prémio já causou algumas ondas no cenário político norte-americano, onde certos círculos eleitorais democráticos têm esperanca na (re)candidatura deste ex-candidato à presidência (lembre-se que Al Gore foi o candidato democrata nas eleicões de 2000, onde perdeu por curta margem contra o actual presidente George W. Bush, depois de um longo e polémico processo de contagem de votos).

O prémio será atribuido numa cerimónia oficial na Oslos Rådhus (Câmara Municipal de Oslo) a 10 de Dezembro.

Sem comentários: