domingo, maio 20, 2007

Foram 9 meses os que passei na Holanda. Na altura foram dedicados quase exclusivamente ao trabalho e as relações pessoais, tirando uma ou duas, singiram-se às pessoas com quem trabalhava.

Esta semana voltei. Tirando um Holandês, o qual considero um bom amigo, a minha antiga supervisora, que sendo esta a sua festa de doutoramento pouco tempo teria livre para mim, as expectativas de uma recepção calorosa seriam poucas.

Foi surpreendente a quantidade de pessoas que vieram ter comigo com um sorriso nos lábios. A conversa foi quase sempre de circunstância, mas nestas situações obviamente teria que ser. Desde de antigos estudantes aos meus antigos chefes, passei vários minutos a conversar com eles. Como se nos conhecessemos há longos anos e tivéssemos tido uma relação muito para além do trabalho. Na Suécia, não fosse o grupo dos portugueses (e obviamente se não o tivesse, seria um grupo de estrangeiros) estaria a passar um mau bocado! Povo diferente, cultura diferente, formas de estar na vida diferentes!

Sinto que voltar a viver na Holanda não seria difícil. Para além de saber que lá tenho algumas pessoas com as quais posso contar, a forma de estar do povo Holandês é muito semelhante à nossa. Fazer novos conhecimentos, não iria ser fácil, mas iria acontecer. No fundo, seria como mudar-me para uma cidade portuguesa nova, o que nem sempre é fácil e eu já senti isso na pele.

RC

Sem comentários: