domingo, maio 13, 2007

Festival Eurovisão da canção

Há muitos anos atrás, assistir ao festival da Euroivisão era motivo de entusiasmo e excitação que se iam acumulando durante as semanas em que as canções de todos os concorrentes eram exibidas no chamado horário nobre do antigo canal 1 da rtp. Convém realçar que nessa altura havia apenas 2 canais e a escolha era bastante limitada, e no meu caso, ainda mais limitada era pois o canal 2 nem sempre era sintonizável!

Os anos passaram e felizmente as opções audiovisuais aumentaram e obviamente as audiências diminuiram. Mas não em todos os países. Na Suécia, ao observarem o declínio nas audiências o formato do festival da canção sueco foi alterado. Hoje em dia os concorrente são figuras já conhecidas no panorama musical, que submetem os seus novos projectos à sensura daqueles que, mais ou menos já os idolatram. Resta referir que este festival divide-se em 3 sessões e que cada uma delas tem um share de cerca de 50%.

Chega-se então ao festival da Eurovisão, ao qual eu já não assistia já nem sei há quanto tempo! Ontem, durante um jantar com amigos lá deixámos a TV na SVT1 (o equivalente ao nosso canal 1) e fomos assistindo às performances dos representantes de todos os países que atingiram a final. Obviamente que se ía discutindo quem seriam os favoritos e quais eram canções para festival e aquela lenga lenga da praxe. Mas o pior estava para vir. Alertados por um dos presentes, que tinha percebido isto na edição do ano anterior, divertimo-nos a tentar adivinhar a que países iria cada país atribuir as pontuações máximas. É de facto vergonhoso constatar que o espírito competição justa está totalmente subvertido neste concurso. Ora, todos os países oriundos da antiga jugoslávia atribuiram a pontuação máxima a países da antiga jugoslávia. Os países Escandinavos atribuiram a pontuação máxima à Suécia. Os países provenientes da ex-URSS votaram em países da ex-URSS. Chipre obviamente votou na Grécia. Os países Muçulmanos atribuiram a votação máxima a países Muçulmanos e por aí fora. Estando bastante atento perceberia-se a existência de muitas mais votações falseadas.

Surpreendente, num contexto destes, é no ano anterior, o vencedor ter sido a Finlândia. Dizem as más línguas que o estilo metaleiro e o espectáculo de palco surpreendeu tudo e todos e que terá sido esse o principal motivo para a vitória. No fundo os rapazes deviam ter mesmo uma música jeitosa que deve ter tido uma votação regular elevada, pois segundo quem assistiu ao festival do ano anterior, verificou-se o que relatei no parágrafo anterior com as votações nos "amiguinhos.

Não sei quem ganhou ontem. A Sérvia ía destacadíssima à frente, fruto de 5 pontuações máximas dos restante 5 países que anteriormente constituiam a Jugoslávia. A Ucrânia vinha logo atrás. E no geral os países de leste estavam todos bem posicionados. Quem saiu a perder foram sem dúvida os organizadores do festival. O espírito não democrático da votação foi por demais evidente e espera-se que no futuro consigam dar a volta a este problema. De resto, a conclusão a que tinha chegado há cerca de 10 anos mantém-se: pior que assistir ao festival da Eurovisão é assistir à missa pela TV!

RC

1 comentário:

viking disse...

Ola!

La ganhou a Serbia, é verdade, com uma cancão que ninguem percebe a nao ser o pessoal da antiga ex-jugoslavia. O pior nem foi o facto da Serbia ter ganho e a Ucrania e a Russia terem tomado os lugares cimeiros. De facto a musica deles ate tinha uma certa qualidade. O pior é por exemplo a Armenia, a Moldavia e ate talvez a Grevia que tinham musicas que uma pessoa ouve uma vez e passado 5 minutos ja ninguem se lembra delas, e estes paises acabaram todos no top 10.

Em relacão à Finlandia, eu vi o festival do ano passado e ate votei neles, porque vierm com um conceito musical completamente original no panorama do Festival Eurovisão. Mereceram ganhar justificadamente e a verdade é que a musica até se ouve bem na rádio. Este ano tanto a Finlândia como a Suécia concorreram com cancões de um nivel superior (quer dizer, cancões que uma pessoa ouviria na rádio sem grandes problemas) e no fim foram dois dos paises menos votados. Não dá para perceber como é que a Carola ficou em 5. lugar o ano passado com a musica que ela trouxe ao festival!!!

Mais do que votos de amizade com os vizinhos, coisa que até compreendo e simpatizo ate certo ponto, o pior é votos de emigrantes!!!! Portugal tem dado 10 pontos à Moldávia e 12 pontos à Ucrania nos ultimos 3 anos, independentemente da qualidade das mesmas! O mesmo se diz em relacão aos 12 pontos da Alemanha para a Turquia todos os anos!!!

Enfim, de volta ao trabalho...