sábado, fevereiro 17, 2007

Prémio Sophia para Göran Persson



O ex-primeiro ministro sueco Göran Persson recebeu esta semana o prémio Sophia, destinado a premiar aqueles que mais contribuiram para a causa ambiental a nível internacional. O prémio foi criado pelo escritor norueguês Jostein Gaarder (o autor de "O mundo de Sophia" e "Maya", entre outros) e a sua mulher Siri Dannevig em 1997. Persson recebeu este prémio devido a ter liderado a Suécia no sentido de ter reduzido de forma significativa a libertacão de gases de efeito de estufa no periodo após o acordo de Quioto (entre 1996 e 2006) a um nível 3,5 % abaixo da referência de 1990, sendo um dos poucos (se não o único) país ocidental a ter superado essa meta. Este objectivo foi atingido através do fortalecimento dos transportes públicos e pela aposta em energias alternativas (tais como o biofuel). Numa entrevista ao semanário norueguês Morgenbladet no ano passado, Göran Persson expressou o objectivo de tornar a Suécia independente de combustíveis fósseis até 2020.

O mais importante a reter é o facto de que a qualidade de vida individual na Suécia não se deteriorou ou modificou de forma detectável na última década como consequência destas medidas. A economia sueca tem sofrido os seus altos e baixos nos ultimos anos, mas não deixou de ser competitiva a nível internacional como consequência da atitude ambiental expressa pelos seus governantes. Se a Suécia consegue, porque é que o resto do mundo não consegue?

1 comentário:

William Jack disse...

Acho esta distincao algo extremamente importante. So eh pena que a informacao nao tenha chegado ao norte do continento que mais polui!
Esta semana fui a uma feira de ciencia de alunos do 9o ano e fiquei feliz qd um dos projectos foi acerca de chuvas acidas e como jovens de 14, 15, 16 anos ja tem a nocao de que os estados unidos poluem e o canada sofre!!! talvez mais jovens acabem por ter essa nocao um dia destes...