terça-feira, fevereiro 27, 2007

Dar aulas!

Hoje dei a minha segunda aula na faculdade. Neste momento estou a dar aulas de fundamentos de biologia para psicólogos clínicos e tem sido um desafio. Os alunos são dedicados e lêm a matéria antes de ir para as aulas, fazem perguntas interessantes e inteligentes, mostram-se interessados. Por outro lado, é para mim uma experiência bastante stressante apresentar-me perante 20 e tais alunos duas vezes por semana e falar sobre um tema durante duas horas. O pulso acelera e às vezes quase sinto vontade de fugir dali para fora a meio de uma aula. Não é por falta de conhecimento, é somente a pressão de explicar um tema bastante difícil a um grupo de pessoas que um indivíduo não conhece assim tão bem. Durante duas horas sinto uma vintena de pares de olhos a avaliar-me e muitas vezes pergunto-me acerca que tipo de impressão é que os alunos terão de mim. De vez em quando aparece uma pergunta e o mais estranho é que é de facto durante as respostas que me sinto mais calmo. Ouvi da parte do meu predecessor que este tipo de stress é bastante normal durante os primeiros 2 ou 3 semestres, que não há nada a temer.

1 comentário:

RC disse...

Estás do outro lado da barricada! Há bem pouco tempo eras tu a avaliar os profs!

Boa sorte

ABraço