quarta-feira, junho 28, 2006

Ganhar a todo o custo.

Portugal lá ganhou contra a Holanda. Mas de que maneira?

Custa-me a acreditar nas palavras de Scolari queando diz que esta seleccão é a que mais dignifica Portugal no estrangeiro. Jesus!!! Se ele estivesse no estrangeiro, talvez não diria isto.
Na Suécia o jogo foi carimbado na imprensa como "skandalmatchen" (jogo-escândalo). O maior jornal norueguês, VG, classificou o jogo como "VM i tullball" ("Campeonato do Mundo em palhacada com bola"). E por aí adiante. Um jornal norueguês classificou o estilo de jogo da seleccão portuguesa como o "futebol mais feio deste mundial". Durante o jogo ouvi um comentador da TV2 norueguesa repetir várias vezes "este é sem dúvida alguma o pior jogo deste Campeonato do Mundo". Portugal demonstra uma atitude em campo que em nada dignifica a imagem do país no estrangeiro. Na Noruega quando se assiste a um jogo em que jogadores portugueses estão envolvidos, cada vez que um jogador cai ao chão, o comentário "é só teatro" tornou-se vulgar. Ninguém acredita nas contorcões e esgares dos jogadores portugueses caídos no relvado, mesmo quando estes são reais, o que acredito que na maior parte dos casos assim o foi neste jogo.

É verdade que a atitude da Holanda e a falta de firmeza do árbitro causaram e contribuiram para o que se viu no domingo à noite. Mas os cartões vermelhos do Costinha e do Deco foram infantis e completamente desnecessários. A cabecada do Figo podia ter consequências muito pesadas para a equipa. Um árbitro a sério teria dado um cartão vermelho directo. O amarelo ao Ricardo por queimar tempo é merecido.

O jogo de domingo lembrou-me (infelizmente) de um outro jogo à quatro anos atrás, contra a Coreia. Parecia uma fotocópia do mesmo. A seleccão teima em perder a cabeca nos momentos-chave. A seleccão acaba por perder nas grandes competicões, não por falta de qualidade desportiva, mas sim por perder a cabeca com facilidade. Se a equipa estivesse na mó de baixo como à 4 anos atrás, esperar-se-ia novamente umas centenas de adeptos furiosos à espera no aeroporto (que cenas vergonhosas por parte dos adeptos à 4 anos), mas como ganhou, sai toda a gente para a rua para festejar.

Eu não estive no campo como o Riacrdo deste blog e não sei qual é que foi o ambiente no estádio e nas ruas de Nuremberga depois do jogo, embora pelo que vi na televisão parece-me que os holandeses não estavam assim tão desiludidos com o resultado. Pesa-me é saber que este jogo bateu o record de cartões num jogo da fase final de um Campeonato do Mundo. Portugal fica com uma reputacão pouco positiva: lembre-se o jogo Portugal-Turquia nos quartos-de-final do europeu de 2000, a meia-final do mesmo contra a Franca na mesma competicão, o famoso Portugal-Coreia em 2002 e por aí adiante. Esta série de jogos parece, aos olhos de um outsider, ser coincidência a mais. Interrogo-me se os treinadores das outras equipas já equacionam no planemento dos jogos contra Portugal factores para fazer a nossa seleccão perder a cabeca. Porque parece tão fácil!

Quanto à parcialidade ou imparcialidade da imprensa estrangeira, lembro-me da reaccão dos ingleses depois da derrota 3-2 dos mesmos contra Portugal no Europeu de 2000. Ou a dos alemães no mesmo campeonato. A seleccão foi aplaudida de pé pelos adversários depois da derrota. É possível ganhar de uma forma que faz com que os adversários reconhecam que Portugal foi melhor que eles e que colhe unanimidade de opiniões no estrangeiro. Com esta mesma seleccão.

Espero que o jogo contra a Inglaterra corra melhor (ou que se veja mais futebol).

Boa sorte, seleccão
:-)

P.S.: Não tenho tempo nem (mais) paciência para me defender em relacão a possíveis comentários negativos que porventura poderão surgir como resultado deste post. Por ter escrito algo semelhante na edicão digital do Record e do Público no dia a seguir ao jogo recebi um par de emails muito azedos e uns comentários pouco abonatórios numa rádio portuguesa. Quem discorda, esteja à vontade para o escrever, mas não espere resposta. Sou a favor da seleccão, mas não perco a imparcialidade por causa da seleccão. Para além disso, os comentários que descrevo por parte da imprensa estrangeira são factos, não opiniões pessoais.

4 comentários:

RC disse...

Só alguns factos (não tens que responder):

Portugal - Holanda: 25 faltas, 16 amarelos, 4 vermelhos

França - Espanha: 52 faltas!, 4 amarelos, 0 vermelhos!!!

Também escolheste uns ricos sítios para deixares a tua opinião! Estavas à espera de quê!!!??? Eu quando comento nalgum jornal online, por norma, procuro nunca ver se alguém me respondeu, principalmente, quando a minha opinião vai contra a da manada! Já sei que me vou chatear se começo a responder a todos!!!

Não ligues a essas coisas. Há pessoas que atrás de um teclado acham que têm todo o poder do mundo e o insulto aparece facilmente! Tens aqui um bom local para deixares a tua opinião. usa e abusa dele! Não tens que escrever só à 4a!!!

Abraço,

RC

ps: e o contacto para editor do blog que tinhamos falado, quando surge?

viking disse...

Olá Ricardo,

Pois é, o problema foi o de que alguém na redaccão do Record se lembrou de pegar no meu comentário e escrevê-lo na edicão de papel do mesmo. Daí ter recebido uns lindos poemas de amor por mail nos dias seguintes. Enfim... O mais engrancado é o de que nem sequer me lembro do que é que lá escrevi!

Não duvido que os holandeses tenham comecado primeiro, mas fica-se com a má fama e com o record dos cartões. E isso, de uma maneira ou de outra, não é dignificar o nome de Portugal no estrangeiro.

Bem, acredito que contra a Inglaterra se venha a ganhar num jogo sem casos (ao menos espero eu). Até caíria bem, porque depois vem o Brasil e acho que a seleccão fica por aí.

abraco
:-)
Paulo.

P.S.: Onde anda o resto da malta do blog?

Anónimo disse...

Primeiro a resposta ao PS: ando atulhado em trabalho e a tentar decidir qd posso ir a portugal de ferias!!! Mas da sempre para tirar duas horitas para ver portugal.

Concordo em parte com o teu comentario Paulo, mas acho que os comentarios da imprensa estrangeira resultam muito mais de "dor de corno" do que outra coisa qualquer. Sem duvida que os vermelhos foram infantis, e o Deco teve mesmo a sorte de nao ter levado vermelho directo na primeira falta! Mas lembro-me de comentar com as pessoas que viram o jogo Espanha-Franca o que o Ricardo colocou em factos. A verdade eh que por vezes um mau arbitro consegue impulsionar os jogadores para coisas desatrosas. Eu que me considero uma pessoa bastante calma e com bastante fair-play a jogar futebol, confesso que nao havia nada que me enervasse mais que um mau arbitro, e por vezes excedia-me. Nao ha nada mais frustrante do que estares em campo a dar o litro, tu e mais 21 gajos e vem um caramelo qualquer estragar o jogo. Nao estou a desculpar a atitude dos jogadores que como profissionais teem de saber lidar com estas situacoes, mas que chateia, chateia.
Quanto a esses comentarios menos abonatorios... Nao ha surpresas! A maioria das pessoas nao faz ideia de quais sao as leis do futebol e as poucas coisas que sabem sao mal explicadas pelos "comentadeiros" das nossas televisoes que muitas vezes pouco ou nada sabem! Acho que te devias sentir orgulhoso por te darem toda essa importancia!!!
Abraco,
Virgilio

viking disse...

Olá Virgílio,

Sim, agora a frio reconheco que o arbitro teve muita influência no desenrolar dos acontecimentos. Estou com esperanca no jogo contra a Inglaterra. Uma vitória sem o Deco em campo calaria muita gente e impressionaria muitos mais.

Quanto à falta de tempo, compreendo-te perfeitamente, também comeco a ficar à rasca com a escrita da tese e férias este ano acho que vou ter de as penhorar para dias menos ocupados.

Boa sorte com o teu trabalho.

Abraco
:-)
Paulo.