segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Inverno!

Uma coisa que costumo dizer aos visitantes estrangeiros aquando da sua visita à Noruega é a seguinte frase:

-"There is only two kind of reactions to a longterm stay in Norway: either you love the country or you hate it. There's no middle term!"

A razão principal são os Invernos. Longos e rigorosos, mas igualmente mágicos e belos. Os Outonos são escuros, frios e chuvosos, os Verões curtos, as Primaveras esmorecidas, mas o Inverno é verdadeiramente o rei das estacões do ano neste país. Desde que haja neve, correm os miúdos e os grúdos para o exterior nos fins-de-semana para as grandes caminhadas na neve, em esqui de fundo. Famílias inteiras, desde os quase recém-nascidos até aos reformados, dão longas voltas pelas florestas esbranquicadas à volta das cidades. Aos domingos sentam-se famílias inteiras em frente aos televisores para ver o NRK Sport e ver os seus heróis conquistarem tudo o que há para conquistar nos desportos de inverno. Heróis nacionais despontam e amadurecem e tornam-se pequenas grandes celebridades que toda a gente (re)conhece. Ole Einar Bjørndalen (biatlo nórdico), Bjørn Dæhlie (esqui nórdico), Vegard Ulvang (esqui nórdico), Marit Bjørgen (esqui nórdico), Johan Olav Koss (patinagem de velocidade), Kjetil Andre Aamodt (esqui alpino) , Sonja Henge (patinagen artística) e muitos outros atingem uma ressonãncia popular comparável a um Luis Figo, Rui Costa, Eusébio ou qualquer outro jogador de futebol em Portugal.

Como homenagem a esta estacão do ano que nos dá tantos prazeres, deixo os seguintes clipes à disposicão dos meus leitores.


E ainda a versão da NRK Sport:



A letra da música de fundo é uma cancão muito popular do grupo norueguês Jokke og Valentinerne, e o refrão diz:

"Her kommer vinteren,
her kommer den kalde fine tida,
her kommer vinteren,
endelig fred å få".

("Aqui vem o Inverno,
aqui vem os frios bons tempos,
aqui vem o Inverno,
finalmente temos paz".)

Post dedicado a Ole Einar Bjørndalen, que conquistou hoje a sua 8a. medalha individual de ouro no Campeonato do Mundo de Biatlo em Östersund, na Suécia.

Sem comentários: