sexta-feira, novembro 09, 2007

Cedo cai a neve...



Cedo vai a neve sobre as colinas que se estendem imponentes defronte da minha janela. E o sol brilha, esporadicamente, timidamente, entre as nuvens que o permitem, entre espacos. Já à quatro longas semanas que o sol não brilhava sobre o fjorde de Trondheim, e comeca-se a notar efeitos nos espíritos e no humor dos locais. Dois dos meus colegas de trabalho (ambos provenientes originalmente de latitudes mais mediterrânicas) estão sob baixa médica e sob o efeito de antidepressivos. Uma terceira vítima das intempéries sazonais descreve o outono setentrional norueguês como "as if I was PMS for the whole three months of autumn" (PMS = pre-menstrual syndrome, Síndroma pré-Menstrual).

Curiosamente, com a chegada do expoente do Inverno, a neve, animam-se os espíritos e as pessoas parecem estar mais felizes. Com a brancura e o silêncio que acompanham a caída da neve, abate-se sob a cidade um clima de animosidade, um suspiro de alívio colectivo que atinge todos e cada um de nós de um modo muito pessoal. Para mim, e para muitos de nós, é a chegada da época de ski e outros desportos de inverno, e o prazer de longas caminhadas de ski de fundo nas montanhas e vales da Noruega, quer sozinho quer acompanhado. Definitivamente, o país resplandece fortemente aquando dos picos das estacões opostas, no Verão e no Inverno. A Primavera, e especialmente o Outono, atingem Trøndelag como os primos mais desfavorecidos entre as estacões do ano. A neve que cobre toda a nacão nos meados de Dezembro acrescentam definitivamente um toque de magia à existência nórdica. E eu, por agora, calco as minhas botas de montanha e preparo-me para uma curta caminhada pela neve sozinho na tarde que se avizinha.

:-)
Paulo

1 comentário:

RC disse...

Sem dúvida que a neve anima o espírito de qualquer um. Este Outoono está a ser particularmente escuro e agora que a neve timidamente começa a cair, o espírito das pessoas mudou por completo.

Aproveita a neve enquanto ela não derrete, que aqui ainda não houve quantidade para ela ficar e n´ós a podermos aproveitar.

Abraço e até breve

RC