terça-feira, setembro 25, 2007

Um dia de sol!

Um dos aspectos da vida nórdica que mais me espanta e me faz pensar é o fenómeno da relacão entre o clima actual e a disposicão ou estado de espírito da populacão. Recordo um episódio, aqui à 5 anos e meio atrás, aquando da chegada a Trondheim. Encontrei-me uma vez com uma veterana lusa destacada nestas latitudes setentrionais já à largos anos, e quando interrogada acerca de "qual é a maior diferenca entre Portugal e a Noruega?", recebi a lacónica resposta "A Noruega tem estacões do ano, Portugal não tem".

Nas ultimas 4 semanas temos sido fustigados por permanente céu cinzento, ventos fortes, chuvadas contínuas, descidas subitas da temperatura até chegar aos limiares do ponto de congelacão. O meu humor tem sofrido os efeitos desgastantes do clima e isso reflecte-se na disposicão daqueles que me rodeiam no dia-a-dia. Ao fim de umas semanas, comeca um imigrante a interrogar-se acerca das razões, agora quase esquecidas, segundo as quais uma pessoa se decide a migrar dum pais quase sub-tropical para esta tundra.

Hoje, por forca da metereologia, está toda a gente bem-disposta nesta cidade. O sol brilha triunfante no céu azul-sueco e os sorrisos e gentilezas multiplicam-se nos locais de trabalho. Quase dá vontade de largar a lavoura e sair para explorar a felicidade de um dia de sol, quer em longas caminhadas pela floresta ou simplesmente no porto da cidade sentado na esplanada com uma loura pela frente (cerveja ou humana, de preferência as duas). Não admira que uma boa parte do orcamento familiar local seja utilizado no inverno em viagens relâmpago de fim-de-semana a esse tão desejado refúgio ensolarado, por aqui também conhecido como "syden" (literalmente, "o Sul").

1 comentário:

RC disse...

Como eu te percebo. Como eu te percebo!

Força aí nisso

Grande abraço