quarta-feira, junho 20, 2007

Mais do mesmo



Vai-se falando periodicamente da nova lei de prevenção do tabagismo. O projecto de lei inicialmente apresentado pelo PS foi aprovado na generalidade e está agora a ser apreciado na especialidade. Inicialmente foi proposta a proibição do tabaco em todos os locais de trabalho, podendo estabelecimentos como restaurantes e bares, com áreas superiores a 100m2 criar áreas específicas para fumadores, nunca superiores a 30% do espaço.

Segundo as últimas notícias que têm vindo a público, que carecem de confirmação oficial (mas num país em que tudo o que está em segredo de justiça, mais cedo ou mais tarde é revelado na imprensa), os nossos brilhantes deputados inclinam-se agora por adoptar o modelo espanhol: a proibição do fumo fica ao critério do dono dos estabelecimentos.

Dois comentários em relação a este assunto:

1. Segundo a lei actual, o que é que impede o dono de um estabelecimento comercial de proibir o consumo de tabaco no seu interior?

2. Será justo os trabalhadores de uns estabelecimentos (porque o que se discute aqui é a protecção do não fumador no local de trabalho) serem forçados a fumarem o fumo dos outros?!

Pessoalmente, e residindo num país onde o consumo de tabaco foi proibido há cerca de 2 anos, sou totalmente a favor da proibição. Não conheço um único Sueco que seja contra esta proibição, sendo que se fala de um país onde no Inverno o termómetro pode descer aos -15ºC e ainda assim as pessoas vêm à rua fumar e depois voltam para dentro. Desde que a medida foi adoptada, acabou-se o pendurar da roupa na rua depois de uma ida a um simples restaurante, acabaram-se as lágrimas nos olhos após entrar num bar com uma ventilação pior, acabou-se a tentação de pegar num cigarro apenas para não ficar incomodado com o fumo dos outros! E para reforçar ainda mais este ponto, não houve nenhum estabelecimento que tenha fechado portas porque as pessoas deixaram de ir ao restaurante ou de sair à noite! Este não passa de um argumento estúpido que alguns utilizam para defenderem o seu ponto de vista!

Cumprimentos

RC

2 comentários:

William Jack disse...

Bem, para todos os que me conhecem n necessito de dizer nada, mas para quem nao me conhece tenho de avisar q sou fumador! E sou totalmebte a favor da proibicao em espacos publicos. Estou numa provincia onde eh proibido fumar em espacos publicos e adoro poder chegar a casa e deixar a roupa no quarto. Aqui o termometro baixa ate aos -40 por vezes e nem por isso as pessoas deixam de ir ah rua fumar (tal como eu faco). Tambem nao conheco nenhum estabelecimento que tenha fechado. O que acho piada eh q nas esplanadas dos bares n se pode fumar, mas a menos de um metro, mesmo do outro lado da vedacao ja se pode. Mas mesmo com algumas situacoes caricatas acho q a proibicao de fumar sem excepcoes nem contemplacoes eh a melhor opcao!
Abraco

viking disse...

Ola!

Na Noruega a proibicão foi imposta à 2 ou 3 anos atrás e os resultados são idênticos ao exemplo sueco. Alguns meses antes da proibicão houve muitas vozes contra por parte dos fumadores e por parte dos donos dos bares e discotecas. Um mês depois da imposicão, até os defensores mais cerrados da liberdade de fumar onde se lhe apetecer renderam-se à evidência de que sair à noite tornou-se melhor do que antes da proibicão. Criou-se inclusive uma nova forma de socializacão, através da iniciacão de conversas entre fumadores na zona reservada a fumadores à entrada dos estabelecimentos.

Sinceramente, depois de me ter habituado à proibicão, nem me apetece sair à noite em Portugal, justamente pela ideia dos olhos irritados, roupa empestada, mau ambiente, etc. Nesse aspecto, Portugal ainda é medieval na atitude de deixar as pessoas fumar em locais publicos.

O mais incrivel foi a noticia aqui à um ano atrás de que finalmente foi imposta a proibicão (em Portugal) de se fumar em hospitais e escolas. Quando comentei esta noticia com um colega noruegues, este ficou impavido com a ideia de que era permitido fazê-lo anteriormente.

:-)
Paulo.