segunda-feira, maio 08, 2006

Paris, Sol, calor, queima, amigos, família...

São semanas destas em que me apercebo do que está para trás, do que ficou em Portugal, dos momentos que vivemos apenas uma vez na vida e que só têm aquele significado, naquele contexto, naquela situação, naquela altura!

O Sol Primaveril e o calor de Verão que encontrei em Paris fizeram-me esquecer por completo as nuvens e o frio que no mesmo dia tinha deixado para trás em Estocolmo! A cerveja mais pesada fez-me lembrar que dentro de dias iria estar a beber a verdadeira cerveja portuguesa. Os filhos dos emigrantes nas ruas com camisolas da selecção (devo reforçar que eram todas do C Ronaldo!!!) fez-me lembrar que dentro de 1 mês serei eu a andar com a minha camisola nas ruas da Alemanha, espera-se, a fazer a festa.

No regresso a Coimbra foi bonito ver que as tradições se mantêm. No sítio do costume, à hora do costume, imediatamente antes da serenata, um caloiro voluntaria-se a ser rapado. Este ano, para surpresa minha, vários o fizeram!!! Depois o reencontro com os colegas de outras queimas, o revivalismo de momentos passados, os risos, as rodadas...

Depois voltar a dormir num quarto escuro, com persianas e acordar lentamente na manhã seguinte. À noite o tradicional jantar com a malta do curso de 98, que contra todas as expectativas (já que está um em cada canto do mundo) continua a ser um sucesso. O regresso ao Queimódromo, o eterno suspiro quando se olha para a Cabra iluminada contemplando o rio. O saltar de barraca em barraca até que a noite acaba e se faz dia e são horas de regressar ao lar para no dia a seguir fazer os preparativos para regressar à morada actual, não sem antes jantar com a família, ver os miudos a crescer e mais uma vez pensar que o mais novo não me conhece de lado nenhum, apesar de olhar para mim com cara de quem me quer dar confiança!

No final, um longo regresso a casa, com algumas peripécias à mistura, devorando 2 jornais diários do principio ao fim, e dando início ao consumo de duas das revistas semanais que costumo consultar!

Resta-me encerrar este capítulo. Para o ano outro se escreverá, espero eu, e que seja em quase tudo igual a este! Pode parecer monótono, mas há coisas que nunca deviam mudar!

Cumprimentos,

RC

Sem comentários: