segunda-feira, junho 26, 2006

"Nós só queremos sumo de laranja, sumo de laranja, sumo de laranja..."

O jogo de ontem, foi dos mais emotivos a que já assisti! Foi impróprio para cardíacos. Alguns adeptos sentiram-se mal e tiveram mesmo que abandonar as bancadas antes do apito final! No entanto, os que resistiram, continuaram a festa nas bancadas muito para lá do apito final!

Infelizmente, o principal responsável por todo o apoio que veio das bancadas, foi um senhor Russo, que esteve em campo a distribuir cartões! A associar a isto, a falta de fair-play dos Holandeses, incendiou os ânimos e tivessem havido mais problemas dentro de campo e o espectáculo fora de campo poderia ter-se estragado, já que no meio da nossa claque estavam Holandeses infiltrados, que, há boa maneira de quem se acha o maior, decidiu provocar a malta! Lá alguém os mandou acalmar e todos se viraram de novo para o jogo e para o apoio à equipa.

É triste ler na imprensa do norte da Europa, ataques à selecção portuguesa, quando aos 7 minutos de jogo, Ronaldo foi enviado para o estaleiro, por aquele que tinha sido encarregue de o fazer! É curioso que precisamente neste jogo, Van Basten, tenha adaptado um central a lateral, para cobrir Ronaldo e que, das duas primeiras vezes que toca na bola, sofra duas entradas duríssimas! Triste a falta de fair play demonstrada pelos holandeses, quando o árbitro parou uma jogada em que Deco se isolou (não sei se tal foi visível na TV, mas Deco tinha ultrapassado o último dos defesas Holandeses quando o árbitro apitou para que fosse prestada assistência a Ricardo Carvalho) e na reposição de bola em jogo não devolveram a bola! Obviamente que a reacção de Deco foi estúpida, e podia-lhe ter custado logo ali o vermelho, que viu minutos depois. A coragem que o árbitro não teve (talvez desorientado pela falta de fair play dos holandeses) então, compensou,estupidamente, alguns minutos mais tarde! Num lance normalíssimo de futebol, Deco agarra a bola após ter sofrido uma falta que foi assinalada ao contrário e é atirado para o chão por um Holandês. Resultado, 2º amarelo para Deco e um sorriso de orelha a orelha do Holandês! Já nos jornais Alemães e do sul da Europa, os comentários são mais isentos, falando-se de tudo o que de mau aconteceu, dos erros de um e do outro lado. Elucidativo do tão má que foi a arbitragem foi Joseph Blatter, que por norma atira a responsabilidade do que acontece dentro de campo para as atitudes dos jogadores, ter afirmado "Este jogo foi um cartão amarelo para a arbitragem"! Elucidativo não!?

De futebol, tivemos uma primeira parte emotiva, com a Holanda a dominar durante 15 min e Portugal a marcar aos 25 e a fechar a primeira parte quase a matar o jogo com uma grande jogada finalisada por Pauleta e defendida por instinto por Van der Sar! Na 2ª parte,para além das contantes interrupções, houve tempo para uma bola no ferro da nossa baliza e uma saida de Ricardo já perto do final, a evitar o empate. Do nosso lado, Miguel teve nos pés, por duas vezes, a hipótese do 2o golo: na primeira Van der Sar defendeu, na segunda centrou para Simão que chegou atrasado. De livre Simão também esteve perto de marcar.

Ontem os jogadores "comeram a relva" para segurar a vantagem obtida por Maniche ainda na 1ª parte. Ricardo Carvalho foi enorme naquela defesa. Simão, Deco, Miguel e Figo correram Km na frente. Scolari formou um grupo que, nos piores momentos, parece encontrar energias para se socorrer mutuamente, algo que até hoje nunca tinha visto na selecção principal! A comunhão entre os jogadores e os adeptos é enorme, o que foi visível na forma como os jogadores agradeceram o apoio do público no final do jogo!

Agora vêm aí os Ingleses! A equipa que, parafraseando um colega, "me dá mais gosto vencer", não só pela vitória, mas por causa da arrogância Inglesa, que nos menospreza sempre. É sempre lindo dar uma vista de olhos aos jornais Ingleses depois de uma vitória nossa! O ressabiamento é visível! Esperemos que no Domingo tal aconteça! Quanto a mim, já me dou por satisfeito com esta prestação! Estamos entre as 8 melhores selecções do mundo e somos vice-campeões Europeus! Se algo vier por acréscimo melhor! Se não, paciência! Em Setembro começa a qualificação para o Europeu de 2008 com um jogo em Helsínquia e eu espero lá estar.

Cumprimentos,

RC

ps: Se alguém tiver visto esta estranha figura nos ecrãs da SIC com a mesma cabeleira que usei no jogo anterior, era o palhaço do costume;)

Sem comentários: