segunda-feira, abril 17, 2006

Páscoa na Suécia com sabores portugueses!

Foi a segunda Páscoa que passei na Suécia e pela segunda vez a malta portuguesa reuniu-se num longo almoço!

A Páscoa nunca foi uma altura do ano pela qual desesperasse! Era altura de visitar familia que só se lembra de nós nestas alturas. e que nos recebia com aqueles sorrisos hipócritas e os comentários da praxe! Talvez por isso evito sempre ir a casa nesta altura. Prefiro ficar a trabalhar ou a descansar e ir na altura da queima que me diz muito mais, apesar de cada vez haver menos pessoas com disponibilidade para me fazerem companhia numa noitada a recordar os velhos tempos! As únicas boas recordações da Páscoa eram os doces, as comidas, os cheiros e, claro, as curtas férias!

Pois tanto no ano que passou como neste fim de semana que agora termina, a malta "Tuga" pos mãos à obra e foi capaz de preparar repastos de fazer inveja a muito boa gente. Este ano lá estava o bacalhau e o cabrito que durante anos fizeram parte dos meus almoços de Páscoa. Lá estavam as discussões mais ou menos acaloradas sobre a vida. Lá estava o belo do néctar dos deuses a amolecer-nos. Lá se deu um passeio aproveitando as tréguas que a meteorologia nos deu nesse Domingo de Páscoa, tentando "assentar" a comida para mais tarde se voltar para terminar o que se tinha começado!

É curioso, como num país estrangeiro, com hábitos culinários tão diferentes dos nossos, seja possível encontrarmos todos os ingredientes necessários à preparação destas iguarias!

A todos os que tornam possíveis estes dias o meu muito obrigado!

Cumprimentos,

RC

Sem comentários: